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ESPÍRITO CARIOCA EM SAMPA

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Gustavo: case de sucesso para cerveja Rio Carioca

Depois de passar por grandes agências como Salles, VS Escala, Artplan, MPM, DPZ e JWT, e experimentar um período criando roteiros na Rede Globo de Televisão, Gustavo Bastos se aventurou como empresário na GR3 e 100% Propaganda.

Há 14 anos é sócio e diretor de Criação da Onzevinteum, nome que remete aos DDDs de São Paulo e Rio de Janeiro. No seu15º ano de operação, a agência finalmente vai completar a denominação com um escritório oficial em São Paulo e a presença do próprio publicitário.

O criativo se muda oficialmente para São Paulo após o Carnaval, com a esposa, Alessandra Sadock, contratada como diretora de Criação da Leo Burnett Tailor Made, e filhos.

Bastos é o criativo carioca que melhor traduziu o espírito do Rio de Janeiro, como provam seus inúmeros trabalhos para anunciantes locais.

Para trás ele vai deixar, além de sua cidade de origem, um legado que inclui muitos prêmios pessoais e coletivos e uma passagem pela presidência do Clube de Criação do rio de Janeiro.

Uma de suas campanhas marcantes é para a cerveja regional Rio Carioca, produto alçado à preferência do consumidor e que acaba de ganhar versão em lata.

A criatividade de Bastos imediatamente relacionou o lançamento ao Verão da Lata, fato que marcou a história da cidade quando, em setembro de 1987, 18 latas semelhantes às encontradas em supermercados para vender leite em pó foram encontradas boiando próximas ao litoral do município de Maricá, no Rio de Janeiro, distante cerca de 60 quilômetros da capital.

Antes, no final de agosto, a Polícia Federal do Rio havia recebido um comunicado dos EUA de que o navio Solana Star, que vinha da Austrália, estava no litoral do Rio de Janeiro carregando 22 toneladas de maconha, que seriam depois repassadas para outros dois barcos com destino à Miami.

A tripulação descobriu que o barco estava sendo procurado e despejou todo seu arsenal no mar. Por volta de 20 de setembro, diversas latas começaram a ser encontradas no litoral do Rio de Janeiro e também de São Paulo.

E assim surgiu a campanha “Verão da Lata”, para anunciar a chegada em janeiro do produto em latões de 473 ml. Os anúncios e peças para mídia exterior contém o mesmo humor marca registrada da cerveja.

A ilustração da lata, totalmente diferente das demais versões da marca, simulando a chegada da lata na praia, foi feita pelo ilustrador Cristiano Soares, que já trabalhou no rótulo de outras marcas de cerveja.

Para Gustavo Bastos, “trazer de volta o Verão da Lata de 1987, cheio de humor e carioquice, certamente vai dar o que falar no Rio de 2020, ano em que ele, na verdade, já estará baseado em São Paulo.

Atualmente, a Onzevinteum atende em São Paulo as contas da Techint Engenharia e Construção, ACT Promoção da Saúde, Utcsh Brasil e Altec Soft.

Antes de chegar, ele já anunciou mais uma conquista, da conta do Super Saudável Shopping, empresa de ecommerce, voltada para a venda de produtos para saúde, beleza e bem estar, que foca como regiões prioritárias os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de operar uma loja física Centro do Rio.