Mercado

O DIGITAL E AS MARCAS NO FUTEBOL

Publicado em

Levantamento do IBOPE Repucom mostra o crescimento dos times de futebol do país no mundo digital. Flamengo e Corinthians continuam liderando o ranking, embora pela sua performance no ano passado o clube carioca tenha triplicado seu resultado de 2018.

Ao mesmo tempo, novas marcas surgem no cenário do esporte mais popular do país, como a Midea, líder mundial em vendas de produtos para climatização, passa a integrar a camisa do Corinthians, em sua primeira investida no marketing futebolístico.

Com 6,7 milhões de novos seguidores, o Flamengo mantém a liderança digital entre as equipes brasileiras, somando quase 28 milhões de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. O Corinthians, que apresentou um aumento de 2 milhões de fãs, vem a seguir com cerca de 23 milhões no total.

São Paulo, Palmeiras e Atlético Mineiro somaram mais de 1 milhão de novos inscritos em 2019, sendo que o Instagram representou 60% das novas inscrições digitais no futebol.

O IBOPE monitorou 45 clubes no ano passado, que juntos conseguiram 20 milhões de novas inscrições em suas redes sociais, 68% a mais que em 2018.

Entre os destaques de 2019 aparecem os dois principais times cearenses., Ceará e Fortaleza registraram perto de 35% de crescimento nos últimos 12 meses e somaram cerca de meio milhão de seguidores cada. Por outro lado, a Chapecoense foi o único clube do estudo a registrar perda de seguidores, embora mantendo a 10ª posição.

Novo integrante da Série A do “Brasileirão”, o Red Bull Bragantino alavancou as redes sociais em mais de 400% em relação ao volume de seguidores do ano anterior.

NA CAMISA

No próximo dia 15, o jogo entre Corinthians e New York City FC, pela Florida Cup, marcará a estreia da Midea na camisa do time brasileiro. A marca vai estampar o uniforme também durante o Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores de América, e terá exposição na Arena Corinthians, nos treinamentos do time profissional, em backdrops para entrevistas e em ações especiais com a Fiel Torcida.

“Estamos felizes pela concretização dessa parceria, escolhemos o Corinthians pois além de ser um dos maiores times do Brasil, acreditamos que a conexão com um time vencedor e de grande história, reforça nossa busca contínua por alta qualidade e desempenho em nossos produtos e traduz nossa paixão pelo que fazemos. A Midea é uma empresa global que já faz parte da vida de muitos brasileiros e essa chancela nos aproximará ainda mais do dia a dia de nosso consumidor, elevando nossa marca a um novo patamar”, diz Felipe Costa, CEO Midea.