Datas

AMOR QUE DÓI NÃO É AMOR

Publicado em

Celebrado em 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher surgiu por iniciativa do movimento feminista latino-americano, em 1981, para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal, ocorrido na mesma data, em 1960, por ordem do ditador Rafael Leónidas Trujillo, da República Dominicana.

Com assinatura da Secretaria da Comunicação Social do governo federal e assinada pela Artplan, campanha lançada no Brasil visa incentivar as mulheres a utilizarem o canal de denúncia 180 da Central de Atendimento à Mulher.

Com o conceito “Você Tem Voz” e estrelado pela dupla Simone & Simaria, a estratégia foi dividida em duas etapas com apresentação do mesmo clipe inicialmente sem vocais e depois com as vozes de quem precisa gritar para parar com a violência.

No Braisl, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora 536 mulheres são agredidas. Das mulheres que possuem entre 16 e 24 anos, 66% sofreram algum tipo de assédio no último ano. Segundo a Central Ligue 180, 70% das agressões ocorrem dentro de casa. Em 86% dos registros do Ligue 180, as agressões foram cometidas por pessoas do sexo masculino. Na maioria dos casos, a violência é diária. O 180, que garante ligação gratuita e confidencial, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela. O serviço também é oferecido por e-mail e Ouvidoria Online. 

O filme sem voz, mas com cenas implícitas gerou comentários de personalidades como Flávia Pavanelli, Andressa Suita e Thais Fersoza, que divulgaram stories com comentários sobre o inusitado do vídeo de não apresentar voz na música de duas cantoras já conhecidas e com algumas cenas estranhas. 

Além disso, as influenciadoras Taciele Alcolea, Mari Maria, Shantal Verdelho, Juliana Goes, Mariana Felício, Niina Secrets e Fabíola Melo, entre outras, postaram alguns stories em silencio total, como uma forma de protesto. O objetivo foi gerar buzz para despertar a curiosidade das pessoas sobre o suposto motivo da divulgação da nova música não ter sido em sua forma completa.  

Outras ações incluíram conteúdo no programa “Hoje em Dia”, da TV Record, com participação dos apresentadores Cesar Filho, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro.

A partir da divulgação do clipe com vocais, as influenciadoras voltaram a se pronunciar em suas redes sociais, agora sobre a versão com voz do clipe, e ajudaram a viralizar a hahstag #vctemvoz, ao mesmo tempo que chamaram o público para assistir ao vídeo. 

Em 2018, em campanha sobre mesmo tema, a Artplan também elaborou uma ação dividida em duas fases, a de aquecimento e de revelação, que trouxe como peça central a música “Coração pede socorro”, interpretada pela cantora Naiara Azevedo, especialmente para a iniciativa. A campanha foi amplamente premiada e garantiu à agência um Leão de Ouro no Festival de Cannes deste ano. 

Criação de Thiago Diniz, Pedro Vilanova, Gustavo Viana, Lídia Pessoa e Augusto Barros, com direção criativa de Gustavo Tirre e direção geral de Duda Moncalvo. Produção da Nove90, com direção de Pablo Bardehle e Nixon Freire e som da Dogz. Aprovação de Fábio Wajngarten, Samy Liberman, Glen Valente, Gislaine Passador, Wilka Nepomuceno, Marcos Menezes, Mônica Maia e Luciana Durans.