Pesquisa

INTERNET CRESCE MAIS NO 1º SEMESTRE

Publicado em
Clique para ampliar

Painel do Conselho Executivo das Normas-Padrão elaborado com dados de investimentos em mídia de 218 agências de publicidade no 1º semestre de 2019, indica a Internet como o meio de maior crescimento, com crescimento de 1,1% de participação.

O indicador CENP-Meios cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. No ano passado, o painel reuniu informações enviadas por 78 agências e o estudo do primeiro trimestre deste ano já havia ampliado para 214 agências.

Segundo o levantamento, entre janeiro e junho deste ano foram investidos R$ 8,2 bilhões em mídia.

Além do meio Internet, que subiu de 19,1% para 20,2%, a TV por assinatura cresceu 2 pontos, de 6,6% para 6,8%. Cinema aumentou 0,1 ponto, de 0,3% para 0,4%, mesmo índice registrado pelo meio Revista, que passou de 0,8% para 0,9%.

Enquanto isso, a TV aberta, que detém a maior fatia de investimento em mídia no país, diminuiu 1 ponto, de 54,7% para 53,7%. O meio Rádio perdeu apenas 0,1 ponto, caindo de 4,6% para 4.5%.

O meio Jornal manteve o mesmo desempenho, com uma participação de 2,6% na verba de mídia do mercado publicitário brasileiro.

O faturamento da TV aberta no primeiro semestre foi de R$ 4,4 bilhões, ou pouco mais da metade de todo o dinheiro aplicado nas várias plataformas de mídia.