Ação Social

A ESTRELA VOLTA A BRILHAR

Publicado em

Sete anos depois de abolir de sua camisa as estrelas que representam cada título nacional e mundial, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (6) com uma estrela especial em seu uniforme: a estrela de Davi.

Ela é o símbolo da Noite dos Cristais, que marcou o início da perseguição aos judeus pelo Nazismo. A ação, em parceria com o Memorial do Holocausto, tem a assinatura criativa da agência Tech and Soul.

Desde 2012 o time não ostentava mais as estrelas amarelas em sua camisa, seguindo conceito de que sua torcida sabe que Corinthians não vive de título, vive de Corinthians.

Esta noite especial, em partida contra o Fortaleza pelo campeonato brasileiro, porém, tem como objetivo relembrar 9 de novembro de 1938, quando a estrela de Davi foi subvertida pelo Nazismo para ser usada como um identificador de judeus, iniciando o Holocausto.

Ao manter a história viva, como faz o Memorial do Holocausto brasileiro, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a estrela no uniforme corintiano se junta a documentos, fotos, memórias das vítimas e registros históricos para que a sociedade cuide para que algo desse tipo nunca volte a se repetir.

“Corinthians é o time do povo e, sendo assim, sempre foi engajado em causas sociais a favor dele, sem distinção de raça, cor e credo. Essa iniciativa reforça ainda mais esse posicionamento, usando a ferramenta mais popular que temos no Brasil, que é o futebol, para levar uma mensagem de paz e consciência a milhões de pessoas”, diz Claudio Kalim, CEO da Tech and Soul.

Após a partida, as camisas utilizadas pelos jogadores serão leiloadas, com a renda revertida ao memorial e suas ações. Além disso, parte do acervo vai compor uma exposição temporária na Arena Corinthians, para que mais pessoas tenham acesso à história e aos principais acontecimentos do Holocausto.