Datas

XP IRONIZA DIA DA POUPANÇA

Publicado em

Criado em 1925 na Itália pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança e comemorado no Brasil a partir de 1933, o Dia Mundial da Poupança, celebrado neste 31 de outubro, recebeu uma homenagem às avessas.

A XP Investimentos, uma das maiores corretoras independentes do país, nascida em 2001 em Porto Alegre e hoje com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, lançou na Internet um e-book com páginas em branco sob o título “Razões para Investir na Poupança”.

Distribuído via posts no Instagram e no Facebook, o livro digital quer fazer os brasileiros repensarem o produto mais popular e menos rentável do mercado.

Para a empresa, não há nada que justifique o investimento em poupança no Brasil. Portanto, ao invés de encontrarem motivos para alocar seus recursos na caderneta, os usuários que chegam até o final encontram um link para uma página da XP com informações sobre investimentos mais vantajosos.

“Com essa ação, queremos despertar as pessoas que, por comodismo ou pressão dos próprios bancos, que colocam esse produto na meta dos gerentes, ainda mantêm seu dinheiro em poupança, o que é muito ruim para o cliente e bom apenas para o banco”, explica Guilherme Benchimol, fundador e presidente da XP Investimentos.

De acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a poupança é ainda o produto escolhido por 9 em cada 10 brasileiros para aplicar seu dinheiro. Apesar de 88% dos brasileiros aplicarem na poupança, apenas 5% mencionaram o retorno como uma característica do investimento. Mas com a taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta é de 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR), que atualmente é zero.