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FÃS INSPIRAM MODA PIRAQUÊ

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O Social Listening da Piraquê proporcionou à Lew’Lara/TBWA propor ação inusitada para a marca. Mapeamento das redes sociais indicaram admiração dos fãs pela identidade visual das embalagens, criada no fim dos anos 60 por Lygia Pape, uma das mais importantes artistas plásticas contemporâneas brasileiras.

Assim surgiu “Piraquê Wear”, uma ação com influenciadores digitais que enaltece o posicionamento da marca premium de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco.

Com o conceito “A receita é ser original”, foram criadas estampas exclusivas de roupas e acessórios, como bermudas, camisas, meias, blusinhas, pochetes, mochilas e lenços, dentro da plataforma de rejuvenescimento da marca. 

“Durante o desenvolvimento do projeto, descobrimos que não é qualquer marca de biscoito que tem potencial para fazer uma ação assim, o que certamente vai fazer do projeto algo ainda mais exclusivo”, diz Rodrigo Mainieri, gerente de Marketing da M. Dias Branco.

Martim Bernardara e Mainieri da Piraquê, Luchi e Lara

Se a receita é ser original, como diz o próprio posicionamento da marca, as roupas e acessórios da Piraquê destacam essa originalidade com suas estampas e com seu design de repetição da Goiabinha, do salgadinho Presuntinho, do biscoito Leite Maltado e do salgadinho Gergelim.

“As embalagens de Piraquê são ícones e ao longo dos anos ganharam essa pegada cool, por preservar a essência desde a criação. Após a aquisição da marca em 2018, temos imenso cuidado em preservar e evidenciar esse diferencial. Traduzir essas estampas em peças de roupas era exatamente o que alguns consumidores da marca pediam nas redes sociais”, afirma Maineri.

“Ter uma iniciativa diferente e inesperada é a coisa mais segura que uma marca pode fazer. A originalidade é uma herança da Piraquê, visível nas receitas e em um dos designs de embalagem mais icônicos da história do marketing brasileiro. Transformamos esse design em roupa e fizemos uma ação super criativa com artistas e influencers no social”, explica Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’Lara\TBWA.

Tudo começou em um show da cantora Duda Beat, em Recife, no qual a diva da “Sofrência pop”, conhecida por sua autenticidade e originalidade se apresentou com um look elaborado pelo stylist da cantora todo trabalhado na icônica estampa da Piraquê, um vestido com a estampa do biscoito da vaquinha de Leite Maltado. Em seguida, o influenciador John Drops conhecido por suas paródias dos looks dos famosos reproduziu a roupa da diva usando as embalagens do biscoito. A brincadeira teve tanto sucesso que a marca convidou o influenciador para fazer o catálogo da exclusiva coleção.

Criação de Fernando Rihan, Zé Luís Schmitz, José Neto, Rafael Merel e Juliano Ribas, com direção criativa de Juliano Ribas e Fabiano Pinel e direção geral de Felipe Luchi.