Tecnologia

O MUNDO REAL DA ASSISTENTE VIRTUAL

Publicado em
Sergio: várias marcas e novos projetos

Primeira empresa a operar robôs da Ubtech fora da China, a startup brasileira Pluginbot, criada em 2017 por Melina Yasuda, Gil Giardelli e Alvaro Gamberini, concluiu mais um projeto no país, desta vez dotando de corpo físico a assistente virtual Gal, da GOL Linhas Aéreas.

O robô humanoide Cruzr é um dos produtos oferecidos ao mercado das marcas pela Pluginbot, especializada em inteligência artificial, robótica e IOT (Internet Of Things).

Gal vai interagir com passageiros da companhia na área de chek-in do aeroporto de Guarulhos, respondendo às principais questões antes das viagens.A solução usa a tecnologia de IBM Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

Sergio Ricardo, gerente Comercial e Novos Negócios da Pluginbot, explica que robôs desenvolvidos pela startup já participam de ações de empresas como rede Accor, Hotel Pullman, Inovabra, do Bradesco e Itaú, entre outras,  e integram uma série de projetos já em desenvolvimento para outras marcas.

“A GOL sempre foi pioneira na busca de soluções inovadoras para entregar valor, facilitar e agilizar os processos de viagem. Estamos muito orgulhosos em ser a primeira Companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual GAL, em um robô que pode auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto”, diz Paulo Palaia, diretor de TI da GOL. 

“Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores. Nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, explica José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da GOL.

Além de esclarecer questões e dúvidas, a GAL também está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto. Para se aproximar ainda mais das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time de águias da GOL também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio e cor preferida.

Após o período de testes, a previsão é que a GAL ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.