Anunciantes

CORRENDO ATRÁS DO DIGITAL

Publicado em
Helisson: revolução do negócio

A volta de Michael Klein à presidência do Conselho de Administração da Via Varejo representa, na operação das redes Casas Bahia e Ponto Frio, uma virada radical para a área digital.

Uma das primeiras medidas da nova gestão é a contratação de Helisson Lemos como Chief Digital Officer, que assume a função em agosto com a missão de acelerar e consolidar essa transformação digital da empresa.

Lemos vai integrar a nova diretoria executiva da companhia, liderada por Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo, no momento em que a empresa passa por mudanças significativas para resgatar de forma rápida seu espirito vibrante e empreendedor e transformar-se em uma plataforma 100% multicanal. 

O time de executivos da alta liderança da empresa conta também com Abel Ornelas (COO), Orivaldo Padilha (CFO), Sergio Leme (CAO) e o diretor executivo Felipe Negrão.

Klein confirmou sua volta à empresa fundada por seu pai, no último mês de junho, quando adquiriu do Grupo Pão de Açúcar mais 1,6% do capital da Via Varejo, que somados aos 25% que já detinha o tornou maior acionista.

Samuel, com a primeira loja das Casas Bahia em 1952 em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Com isso, o GPA, controlado pelo grupo francês Casino, deixa totalmente a Via Varejo.

Helisson Lemos irá liderar as áreas de TI e Inovação, incluindo marketplace e fullcommerce, além de Recursos Humanos. Seu principal desafio é fazer rapidamente a integração tecnológica de toda a Via Varejo.

“Não há transformação digital sem mudança de mindset e sem que todos estejam envolvidos. Por isso é fundamental que a área de RH seja o motor dessa transformação. É um agente estratégico para a revolução do negócio, especialmente em um time como o da Via Varejo, com mais de 45 mil colaboradores”, explica Helisson.

Com uma carreira consolidada no mercado digital, Helisson começou no Mercado Livre como estagiário e, em 17 anos de empresa, teve a oportunidade de passar por diversas áreas, sendo os últimos sete anos como presidente da companhia. Em 2017, assumiu a posição de COO na Movile, empresa de tecnologia que investe e opera aplicativos como o iFood, MovilePay, Sympla, PlayKids, entre outras companhias.  É graduado pela FGV, com MBA em Marketing na ESPM e MBA Executivo na Universidade americana de Stanford.

A Via Varejo, responsável pela administração das lojas físicas e do e-commerce das marcas Casas Bahia e Pontofrio, está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com mais de mil lojas físicas, 26 centros de distribuição e aproximadamente 45 mil colaboradores em todo o país.