Datas

TODAS AS CORES DO eSPORTS

Publicado em

As  histórias e lutas vividas pelo público homo, bi, trans, queer, intersexuais e assexuais no mundo competitivo dos games é o tema do minidocumentário “LGBTIQIA+ eSports de Todas as Cores” lançado nesta sexta-feira (28) quando se celebrouo Dia Universal do Orgulho LGBT pelo vertical Versus, canal  jornalístico da Webedia Gaming voltado à cobertura do cenário de esportes eletrônicos.

Compreendendo como o universo gamer ainda é um cenário fechado e exclusivo, a ideia do vídeo, com apoio do Hypeness, outro vertical da Webedia, é dar voz e exposição à comunidade LGBTQIA+, mostrando a participação de todos, juntos, na construção de um mercado de esportes eletrônicos mais inclusivo e justo.

A produção começou em 2017 e a captação foi realizada ao longo de 2018 e 2019 pela equipe do site Versus, por meio de filmagens de diversas ocasiões da indústria dos esportes eletrônicos, além de entrevistas e depoimentos dos gamers Henrytado, Atlanta, P3po, NapeR, Olga e Samira Close.

Suas histórias mostram como se vêem em meio à luta por uma participação mais igualitária e menos preconceituosa junto ao setor de jogos como um todo. #Acreditar”, “#Pertencer” e “#Libertar são motes para destacar a missão de Versus em promover a inclusão. 

“Estamos muito orgulhosos do trabalho feito por toda a equipe. Dentro da produção, também somos pessoas LGBTQIA+ e poder dar voz a essa comunidade, que está diretamente inserida nos esports, foi muito importante para todos nós”, diz Barbara Gutierrez, jornalista idealizadora do documentário. 

O Hypeness apoiou a produção do documentário e até participou de parte do processo de criação. “Nosso site sempre teve essa percepção inovadora e valorização da criatividade. Quando surgiu a oportunidade de tratarmos de dois assuntos tão evidentes no Brasil, eSports e o mês do Orgulho LGBTQIA+-, não tivemos como recusar. E com a expertise do Versus, acreditamos ter criado uma experiência única, que agrega conhecimento e interesse público”, diz Rafael Rosa, diretor da Webedia Trends, unidade de negócios da Webedia responsável pelos verticais Hypeness, Reverb e PureBreak.