Memória

COM A BÊNÇÃO DO CRIADOR

Publicado em

Washington Olivetto aprova homenagem ao “Primeiro Sutiã”

A história real da argentina Ludmila Galvan, que viveu como Hugo até os 10 anos de idade e aos 12 ganhou do arrependido pai seu primeiro sutiã, serviu como tema para o remake de “O primeiro Valisère a gente nunca esquece”.

A ideia da Madre Mia Filmes, realizada pelo diretor Rafael Damy, foi prontamente aprovada por Washington Olivetto em uma reunião em Londres, com Edgard Soares Filho, presidente do G8 Group, que inclui também as produtoras Vapt, G8 Content, Lira Música e o estúdio Big Box.

O comercial de 5 minutos e 45 segundos é uma homenagem ampliada do filme da WBrasil de 1987 estrelado pela atriz Patricia Lucchesi, na época com 13 anos, que não imaginava estar interpretando uma cena que se tornou real três décadas depois por uma garota transgênero.

Ludmila Galvan: protagonista

“Acho mais do que natural que nos dias de hoje, quando a opção trangênero saiu do armário na vida e por consequência na publicidade, que seja feito um filme como esse inspirado no Primeiro Sutiã, disse ao Blog Washington Olivetto, que assina o histórico comercial com Camila Franco e Rose Ferraz e desde 2017 baseado em Londres como consultor internacional do MCCann World Group.

O primeiro Valisère a gente nunca esquece” é um dos dois únicos filmes brasileiros e ibero-americanos incluídos na relação dos 100 Melhores Comerciais de Todos os Tempos” elaborada por Bernice Kanner e Michael Conrad em 1999.

Após autorizar a homenagem, Olivetto apenas pediu a Edgard Soares Filho que não entregasse a obra a qualquer marca de lingerie após a prevista negativa da Valisère, marca francesa criada em 1913 e desde 2014 pertencente ao grupo Rosset, que a adquiriu da alemã Triumph.

Washington Olivetto: “Desde o seu lançamento, em 1987, o comercial ‘O Primeiro Sutiã’ foi diversas vezes citado e parodiado na publicidade e na comunicação em geral. A primeira vez que isso aconteceu, foi no programa humorístico TV Pirata, precursor do Casseta & Planeta, numa paródia em que a Debora Bloch protagonizava o papel que no comercial foi interpretado pela Patricia Lucchesi. De lá pra cá isso ocorreu inúmeras vezes a ponto de em 2008 eu ter lançado o livro “O Primeiro a Gente Nunca Esquece”, com uma coletânea de muitas das milhares de citações sobre o filme que apareceram na mídia com o decorrer dos anos”. (Reprodução de foto de Gabriel Cabral)

Além de sugerir trechos da trilha que remetem ao comercial original e que a produção fosse realizada na Argentina, pela força do cinema local e capacidade interpretativa de seus atores, Olivetto também recomendou que o anunciante do filme fosse uma ONG focada na defesa dos direitos do público LGBT.

 “O primeiro sutiã a gente nunca esquece” da Madre Mia, tem a assinatura da Antra, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, com sede em Salvador, Bahia.

Além do sucesso junto ao público e prêmios em todos os principais festivais internacionais de publicidade, o comercial da WBrasil, dirigido por Júlio Xavier, inseriu não só na propaganda como no comportamento popular o conceito da “primeira vez”.

A releitura do filme também considera a triste realidade que vivermos em um país que registra uma crescente onda de casos de violência e preconceito, sobretudo contra as pessoas transexuais.

Numa feliz coincidência, somando todas as ideias em volta da produção, a Madre Mia ainda encontrou uma história real no país vizinho e a protagonista do filme, a própria Ludmila, a jovem transexual que acabara de se tornar mulher.

O gran finale remete fielmente ao desfecho do comercial de Olivetto, na música e na cena, apenas num mundo diferente, no qual o primeiro sutiã pode tanto orgulhar uma menina quanto uma adolescente transgênero.

A produção executiva é de Telma dos Reis, fotografia de Guillermo Muse, assistência de direção de Bárbara Aranega, coordenação de produção de Ana Paula Domingues e som da Cabaret.

A divulgação da campanha na mídia será feita através de uma parceria estratégica com a ROIx Content, uma das principais empresas de conteúdo programático, mídia e inteligência de dados do Brasil, com atuação internacional e sedes em vários países.