Televisão

DE JUMA A CÁSSIO, FESTA NA REDE TV!

Publicado em

Foi um risco calculado. Mal calculado, considerando-se a ilógica do futebol. Contrariando sua própria determinação de não exibir partidas do campeonato paulista antes de março, quando começam as fases decisivas da competição, a Globo pediu à federação paulista uma antecipação para disputar o horário com a Rede TV!

A emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho anunciava com exclusividade a transmissão de disputa decisiva da Copa Sul-Americana, envolvendo o time de maior torcida de São Paulo.

Uma série de acontecimentos nessa partida, porém, principalmente a disputa por pênaltis, proporcionaram uma vitória histórica da Rede TV!

A emissora ficou na frente da líder durante 14 minutos, abrindo 5 pontos de diferença. De um programa religioso com traço de audiência atingiu 16 pontos.

É a maior audiência da Rede TV! desde abril de 2011, com o “Pânico”, e o maior crescimento no Ibope da televisão brasileira, comemorado pelo superintendente de Jornalismo e Esportes da emissora, Franz Vacek.

A aposta na parceria com a DAZN, plataforma detentora dos direitos da Sul-Americana para exibição por serviço de streaming, mostra que quem calculou melhor foi a Rede TV!

Com média de 10%, share de 15,% e pico de 16,3%, a partida entre Racing da Argentina e Corinthians na média do horário ficou em 3º lugar à frente da Record, Band, Cultura e Gazeta. Por 44 minutos esteve em 2ª lugar e manteve a liderança absoluta por 14 minutos superando Globo e SBT.

Cristiana: sucesso em 1990

Essa foi a segunda vez na história do canal em que a Globo perdeu o primeiro lugar. Em 1990, ainda como TV Manchete, em plena comemoração dos 25 anos da emissora líder, marcou 41 pontos contra 21 da Globo com a exibição do capítulo final da novela “Pantanal”. Em maio daquele ano, cenas de nudez de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), atingiu picos de 42 pontos.

“Pantanal”, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa para a própria Globo, acabou produzida pela Manchete e foi eleita pela revista “Veja” como a quarta melhor telenovela brasileira, atrás de “Vale Tudo”, “Avenida Brasil” e “Roque Santeiro”.

Além da audiência, a classificação do Corinthians diante do time argentino ainda fez a Rede TV! dominar a web com mais de 50 mil menções no Twitter, principalmente pelas defesas do goleiro Cássio na cobrança de penalidades.

E apesar de não dar destaque a esse jogo em sua programação e omitir informações durante a partida, a Globo ainda colheu na noite desta quarta-feira (27) seu pior desempenho com o futebol desde outubro de 2016, com média de 17,1 pontos de audiência.