Ação Social

DIVERSIDADE SIM, CAMISINHA TAMBÉM

Publicado em

Seis a cada 10 jovens não usam preservativo nas relações sexuais. Sete mil mulheres entre 15 e 24 anos são infectadas pelo HIV toda semana. Nos últimos 10 anos o número de idosos detectados com Aids cresceu 103%.

Esses dados alarmantes compartilhados pela OMS, UNAIDS e Ministério da Saúde inspiraram o movimento #ComeProtected, promovido pelo coletivo BE FREE, que marca a Semana Mundial de Combate à Aids.

O projeto celebra a diversidade de gêneros e a sexual, reforçando a importância de usar preservativo.

O grupo é formado pelo redator Chico Lucas, a dupla de direção FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives Leal) e os diretores de arte José Pedro Bortolini e Higor Franco.

A campanha partiu de um ponto de vista inusitado para tentar chamar a atenção das pessoas. Foram meses de pesquisa de material, estudos e testes até chegar ao que o grupo chama de RUBBER-O-VISION (em português “Visão da Camisinha”). 

As imagens foram captadas com uma superfície acoplada à lente da câmera para conseguir o resultado esperado, sem precisar de pós-produção.

“Com as mudanças de comportamento que existem hoje, precisávamos criar algo que tivesse um grande impacto visual e uma linguagem contemporânea”, conta o coletivo.

Além do filme, o #ComeProtected inclui pôsteres lambe-lambe, um hotsite e perfil no instagram, produzidos em idiomas diferentes visando alcançar o maior número de pessoas possível, principalmente àquelas de países onde o uso do preservativo tem caído drasticamente nos últimos anos.

O projeto contou, ainda, com o apoio da Dumitriu Filmes, Canja Audio Culture, Psycho n’ Look e o fotógrafo Agê Barros.

Criação e Roteiro de Chico Lucas, Gustavo Guives leal, Higor Franco e José Pedro Bortolini. Produção da Dumitriu Filmes, fotografia de Fernando Dumitriu, Gabriel Ribeiro e Lucas Albuquerque.