Datas
MORRE GUGA DE OLIVEIRA
Publicado em
Faleceu na madrugada deste domingo (14) em São Paulo aos 77 anos, Carlos Augusto “Guga” de Oliveira, irmão mais novo de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
Cineasta e produtor de TV e cinema, Guga foi responsável, entre outras obras, pela primeira telenovela independente da televisão brasileira, “Cortina de Vidro”, exibida pelo SBT entre 1989 e 1990.
Também foi idealizador de programas de sucesso da Rede Globo, como “Fantástico” e “Globo Repórter”.
Por indicação do irmão Boni, trabalhou na gravadora RGE. Em 1962, ao escrever uma crítica sobre o filme “Candelabro Italiano” para o “Estado de S.Paulo”, se tornou colaborador do jornal. Na Editora Abril, foi um dos redatores no lançamento da revista “Claudia”.
No começo dos anos 70 fundou a Blimp, uma produtora de filmes independente, que foi idealizadora de vários programas da TV Globo. Na produção cinematográfica realizou diversos documentários e filmes.
Em 1978 chegou à televisão, reformulando o setor jornalístico da Rede Tupi. Após a falência dessa emissora, foi convidado para comandar a instalação da Rede Bandeirantes. Como Boni já atuava pela Globo, passaram a ser concorrentes e responsáveis pelos dois maiores canais televisivos do país da época.
Em 1981, convidado por Roberto Marinho, participou da criação da Globotec, produtora responsável pela criação de aberturas das novelas, especiais e documentários, além do programa anual “Roberto Carlos Especial”.
Em 1984 lançou e dirigiu o seriado independente “Joana”, com Regina Duarte, considerado como a primeira manifestação feminista da TV brasileira, exibido pela TV Manchete. Em 1989 produziu “Cortina de Vidro”, a primeira telenovela brasileira independente, exibida pelo SBT.