Categorias Cannes 2018

AFRICA E GREY BRILHAM

Publicado em

Quatro vezes Agency of the Year, a Almap BBDO terminou o Cannes Lions 2018 em terceiro lugar no ranking brasileiro do festival. Se de um lado viu sua boa média de performance continuar, também assistiu à evolução da Africa, que voltou recentemente aos festivais, e da Grey, que já havia tido bom desempenho no ano passado.

Gordilho comemora com equipe e clientes da Africa

Mais do que os 101 Leões conquistados pelo país, contra 99 em 2017, o resultado deste ano indica uma maior diversidade de agências premiadas, consequência direta das mudanças promovidas no evento, como a criação de novas categorias, especialmente as que envolvem tecnologia.

Além dos dois Grand Prix, de Print & Publishing para a Africa com a campanha “Tagwords” de Budweiser, e de Mobile, “Detector de Corrupção”, da Grey para Reclame Aqui, o país ficou com 9 Leões de Ouro, 30 Pratas e 60 Bronzes.

Novo VP Adriano Matos festeja com o time da Grey

Embora com um troféu a menos que a Grey, 14 a 15, a Africa lidera o ranking nacional no Cannes Lions pelo peso de seus Leões. A agência do grupo ABC conquistou 1 GP, 2 Ouros, 7 Pratas e 4 Bronzes, e a Grey ficou com 15, sendo 1 GP, 1 Ouro, 2 Pratas e 11 Bronzes.

Em terceiro, a Almap de Luiz Sanches ganhou 12 Leões, inclusive 1 Ouro em Film com “Endless Stories”, a Y&R com 10, Ogilvy com 9 e a David, de forma curiosa, sai de Cannes com 7 Leões, sendo 3 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes para uma mesma campanha, “Essa Coca é Fanta”, criada para a Coca-Cola.

Além do desempenho da Africa de Sergio Gordilho e Marcio Santoro, que voltou aos festivais marcando presença com muitos prêmios, destaque-se o trabalho da Grey Brasil, que já havia registrado seu melhor resultado em Cannes no ano passado, com 8 Leões, e superou este ano com 15.

Em número de Leões, a agência de Marcia Esteves foi a primeira entre as brasileiras e também a mais criativa da Grey Network, motivo suficiente para a comemoração da presidente e de Adriano Matos, VP de Criação, que desde março substitui Rodrigo Jatene, atualmente ocupando outro cargo na rede.