Revistas

VEJA SE É VERDADE

Publicado em

Com criação da DM9, a revista “Veja” deste próximo final de semana chega às bancas e aos assinantes com uma ação editorial de combate às fake news, notícias falsas que ganham volume nas redes sociais.

Objetivo da campanha é alertar sobre os prejuízos que as notícias falsas podem causar à democracia, à liberdade de expressão e à sociedade como um todo.

A revista foi impressa com duas capas, sendo uma delas de cabeça para baixo, com chamadas para notícias falsas divulgadas na internet. A capa falsa tem a caricatura do criador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, com a frase “Os brasileiros estragam o Facebook” acompanhada da pergunta: “Você sabe qual é a verdade sobre a frase atribuída a Mark Zuckerberg que viralizou na internet?” 

Em três páginas editoriais internas, essas e outras notícias falsas são reproduzidas, com a identificação das fontes que publicaram as mentiras no universo digital.

As notícias falsas que inundam a internet tendem a ganhar mais força nos anos de eleição. Foi assim nos Estados Unidos, em 2016, e deve ser assim no Brasil neste ano eleitoral. Segundo uma pesquisa do instituto Ideia Big Data encomendada por “Veja”, quase 70% dos brasileiros que desejam checar se uma informação é verdadeira recorrem aos veículos tradicionais de mídia.

Em janeiro, a revista publicou um ranking exclusivo, criado a partir da análise de 4.591 posts de sites que costumam publicar fake news, mostrando os maiores alvos de mentiras. Lula, Michel Temer e Sérgio Moro são, nessa ordem, os mais citados em fake news de cunho negativo. Jair Bolsonaro é o primeiro da lista em fake news positivas. O levantamento teve repercussão em veículos internacionais como The New York Times Financial Times.