Livros

O LIVRO JÁ TEM CAPA

Publicado em
Olivetto e Salgado: click em Paris

Quem conhece e conviveu com Washington Olivetto sabe que apesar de tudo, pode esperar tiradas divertidas sobre o maior drama da vida do publicitário: os 53 dias em que esteve em poder de sequestradores que pediam 18,5 milhões de dólares por sua libertação.

A prisão dos bandidos e a volta do maior nome da propaganda brasileira ao mercado ainda proporcionaram mais 15 anos da genialidade profissional que produziu o Garoto Bombril, O primeiro Sutiã Valisère, O Cachorrinho da Cofap e o comercial Hitler, da Folha de S.Paulo, entre outras premiadas campanhas.

Tudo isso será contado na autobiografia que o atual consultor da McCann de Londres vai lançar no próximo ano pela editora Estação Brasil/ Sextante, sob o título “Direto de Washington”. Na semana passada, em Paris, foi clicado pelo amigo Sebastião Salgado, autor da foto de capa.

Aos 66 anos, sem dúvida o ícone da criatividade publicitária brasileira, tem histórias para mais de um volume. Afinal, em 2019 ele completará 50 anos de carreira caso continue morando e trabalhando na capital inglesa.

Em 1969 ganhou seu primeiro emprego de estagiário numa pequena agência chamada HGP Publicidade. No ano seguinte já estava na DPZ e seu primeiro trabalho foi para a Deca. Em 74 conquistou o primeiro Leão de Ouro da propaganda brasileira com “Homem com mais de 40 anos”, filme produzido pela ABA com direção de Andrés Bukowinski para o Conselho Nacional de Propaganda.

Em dupla com Francesc Petit criou o Garoto Bombril, vivido por Carlos Moreno e campanha integrante do Guiness Book como a mais longeva da publicidade mundial.

Daí pra frente sua história já é bem conhecida, passando pela agência associada W/GGK, que virou W/Brasil e que virou música de Jorge Benjor. A nova associação com a McCann, em 2010, onde mais uma vez o “W” foi incluído no nome da empresa e sua despedida em outubro passado.

Vale a pena esperar. E conferir.