Pesquisa

POPULAR E INFLUENTE, IVETE LIDERA RANKING

Publicado em

No ar atualmente em várias campanhas publicitárias, para marcas como Vivo, Luftal e grupo de ensino Laureate, entre outras, Ivete Sangalo é a celebridade mais popular e também a mais influente do país.

Estudo da Ipsos foi realizado com 2 mil pessoas entre homens e mulheres acima dos 16 anos de idade. Foram avaliados 100 nomes de destaque, incluindo bloggers e youtubers.

No mundo digital, o humorista Whindersson Nunes é o mais famoso mas o mais influente é o jornalista Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo de conteúdos educativos.

A pesquisa, porém revela que a influência das personalidades não é proporcional à sua fama, já que são utilizados critérios diferentes para medir os atributos.

“A popularidade revela maior conhecimento da celebridade, enquanto, a influência é qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada”, explica Carolina Tonussi, gerente da Ipsos, e uma das líderes do estudo.

Por exemplo, Luciano Huck é o segundo em popularidade, à frente de Gisele Bündchen, Fátima Bernardes e Neymar, mas não aparece no Top 5 de influência. Nesse quesito, Ivete é seguida por Gisele, Rodrigo Faro, Thais Araújo e Rodrigo Hilbert.

O estudo considerou 7 ítens que explicam a influência: confiança, sucesso, comprometimento, modernidade, família, alegria/carisma e atração.

A pesquisa também traz uma correlação entre os nomes e o seu impacto em campanhas de diversas categorias de consumo como cerveja, alimentos, cafés, chocolates, fast food, jogos, tecnologia, moda, cuidados com o corpo, medicamento, automotivo e em temas como sexualidade, saúde e beleza, entre outros.

O apresentador Rodrigo Hilbert, que comanda um programa gastronômico, tem sua imagem relacionada a três categorias específicas: alimentação, restaurante e família, nesta ordem. Já a atriz Thaís Araújo é relacionada com cuidado com o corpo, beleza e moda.