Campanhas

UM MUNDO ABERTO À IMAGINAÇÃO

Publicado em

Ao ler uma história, você pode sonhar por um tempo e ser o herói, ou a heroína. Sua imaginação pode te levar para qualquer época ou cenário, sem sair do lugar.

Esse é o recado da campanha “Leia.Seja”, criada pela WMcCann para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. A primeira da entidade em nível nacional.

A novidade é a participação de celebridades como modelos. Os anúncios a serem lançados na 18ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro contam com Bernardinho, Bela Gil, Cauã Reymond, Pedro Bial, Washington Olivetto e Baby do Brasil.

A estratégia visa promover a valorização ao livro no país e o papel transformador da leitura na sociedade. A Bienal acontece de 31 de agosto a 10 de setembro no Riocentro.

A WMcCann escolheu um time de personalidades do esporte, das artes cênicas, da música e da comunicação para incorporar personagens icônicos da literatura brasileira e mundial.

O vencedor  técnico de vôlei Bernadinho se vestiu de Capitão Rodrigo, de “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo. Washington Olivetto e a cantora Baby do Brasil fizeram Visconde de Sabugosa e Emília, da coleção “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. A apresentadora Bela Gil virou a Capitu de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. O ator Cauã Reymond se fantasiou do protagonista de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, e o jornalista Pedro Bial aparece como o detetive de “As aventuras de Sherlock Holmes”, de Sir Conan Doyle.

O conceito parte da ideia de que, quando lemos, nos tornamos parte da história, já que ler estimula a imaginação, a criatividade e a inspiração, faz rir e chorar, refletir e viajar.

“O Brasil precisa com urgência de uma revolução de cidadania e ética, e acreditamos que a leitura tem um papel fundamental a desempenhar nessas áreas. A campanha quer mostrar exemplos de pessoas reconhecidas pelo público em geral, que tiveram suas trajetórias marcadas pelos livros de diferentes maneiras”, diz Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

“Quem trabalha numa atividade que depende de imaginação, criatividade e inspiração, como a publicidade, deveria pagar para criar uma campanha dessas”, comemora Washington Olivetto, Chairman e CCO da WMcCann.

O grupo foi fotografado por Miro, um dos mais consagrados fotógrafos brasileiros, em cenários que remetem às obras. As imagens serão utilizadas em anúncios impressos, outdoors, mídia urbana Out Of Home e mídia digital.

Durante a Bienal o público poderá conferir uma exposição das fotos dos personagens, vídeos com o making of e depoimentos das personalidades sobre a influência dos livros em suas vidas pessoais e profissionais. Modelos circularão pelos pavilhões da Bienal com os trajes que foram usados pelas celebridades, divulgando a campanha.

Criação de Eiji Kozaka, Marcelo Conde e Ryan Bussi, com direção criativa de Kozaka e Conde, direção executiva de Guime Davidson e direção geral de Washington Olivetto.

Produção dos filmes da LA Cinevideo, com direção de Miro e trilha da Shuffle Áudio, assinada por Henrique Nicolau, Chico Castellano e Luiz Vital.