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CHOLITA VOLTA, AGORA CONTRA O MURO

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Chin Chin, a Cholita Lutadora, personagem da campanha de divulgação do El Ojo de Iberoamerica do ano passado, volta a estrelar a estratégia da edição 2016 do festival. Criado pela Santa Clara, o comercial “Fuck The Wall” traz a heroína discursando contra as ameaças de construção de barreiras para separar latinos, numa referência à proposta do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, com relação aos mexicanos. Enquanto ela fala, um grupo de jovens grafitam mensagens de repúdio a separatistas conservadores. “ChinChin foi um sucesso na comunicação do El Ojo 2015. Por isso, queríamos mantê-la também nesse ano. A busca, então, foi por uma alavanca criativa forte o suficiente para amplificar o potencial da campanha. E encontramos o que procurávamos nos discursos anti-latinos, nessa ideia bizarra de se fazer um muro para separar o México dos Estados Unidos”, diz Leo Avila, diretor de criação da Santa Clara. “Conhecer ChinChin e o script de ‘Fuck the Wall’ me fez mudar como diretora. Primeiro porque é uma personagem feminina maravilhosa e segundo porque é um orgulho para a Indomita e para mim representar os latinos em uma Chola de La Paz”, afirma Adriana Montanegro, diretora de cena do filme. “Em geral, a composição começa pelas melodias. No caso da ChinChin, eu comecei a pensar no que tinha que existir por trás. Colocamos uma banda de Chacarera com baixo africano formando um som de fundo. Essa mescla foi o que formou a base da trilha sonora”, completa Lucas Mayer, sócio fundador da DaHouse. A estratégia se completa com banners, anúncios para mídia impressa e ações de ativação em redes sociais. O 19ª El Ojo será realizado entre 2 e 4 de novembro no Hotel Hilton de Buenos Aires, Argentina. “Com esta campanha, o El Ojo de Iberoamérica mantém seu foco principal em destacar a importância do talento latino no mundo e mostrar que essa criatividade está muito mais além dos limites das fronteiras da região”, conclui Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival El Ojo de Iberoamérica. Criação de Maso Heck, André Jardim e Leo Avila, também responsável pela direção criativa. Direção geral de Fernando Campos. Produção da Indómita de La Paz e áudio da DaHouse de São Paulo.