Agências

“UM PAÍS CHAMADO FAVELA”

Publicado em
Palestra de Renato Meirelles na Grey Brasil

Renato Meirelles, fundador e presidente do Instituto Data Popular, foi o convidado da edição de março da “Grey Talks”, iniciativa do presidente e da COO da Grey Brasil, Walter Longo e Sylvia Panico. Os encontros com destaques de profissionais de várias áreas, visa inspirar e gerar insights para os colaboradores, clientes e convidados da agência. Sob o tema “Um país chamado Favela”, Meirelles falou sobre uma população responsável por um volume de consumo anual que atinge R$ 68,5 bilhões. Trata-se de um universo de mais de 12 milhões de habitantes, abordados representativamente em seu estudo “Um País Chamado Favela – Radiografia das Favelas Brasileiras”. Avaliando os hábitos de consumo nas favelas brasileiras diante do atual cenário socioeconômico do país, Meirelles concluiu que os índices de crescimento econômico nas favelas superam o percentual geral do Brasil, mesmo na crise. “Para a favela, a crise não é a exceção, é a regra”, explicou. Assim, a maior parte dos moradores opta por um trabalho extra, o chamado “bico” para aumentar a renda, além de sempre optar pela pesquisa de melhor preço na hora da compra. Ainda assim, as intenções de aquisição de bens de consumo por essa população indicam que 2 milhões de pessoas pretendem comprar uma TV nova, 1,7 milhão querem adquirir um tablet e 2,4 milhões pretendem viajar de avião.