Livros

ROMANCE EXPLORA O MUNDO CORPORATIVO

Publicado em
Xavier: a busca pelo poder sem se importar com as pessoas

A busca de Douglas Emiliano Gomes pelo poder, retrata um ambicioso presidente de multinacional e é o tema central de ”Sobrevoando Babel”, da editora Record, segundo romance de Adilson Xavier, ex-presidente da Giovanni + Draftfcb. Na obra, que será lançada em São Paulo na Livraria da Vila no próximo dia 4 de outubro, o publicitário explora a superficialidade dos relacionamentos tendo como pano de fundo o mundo corporativo. O livro também estará disponível no formato e-book. Cada capítulo tem o nome de um personagem e eles se revezam contando episódios de suas vidas que, de alguma forma, giram em torno de Douglas. Com pouco mais de duas décadas circulando pelo universo do mundo corporativo no Brasil e no exterior, Adilson Xavier acumulou considerável bagagem de observações e experiências sobre o os grandes executivos entre aeroportos, jantares formais e reuniões. “No meu livro anterior, O Atirador de Ideias, falei de José Espínola, um homem do povo, ingênuo, cheio de bons sentimentos e que, vindo de camadas mais populares, queria conquistar seu lugar ao sol. Agora, Douglas é justamente o oposto, pois já está lá em cima e só quer continuar subindo, sem se importar com os sentimentos e com as pessoas que descarta pelo caminho”, diz. Depois de alguns anos compondo músicas e letras de jingles e trilhas, Xavier entrou na Publicidade para criar seus próprios comerciais. Começou como redator, em 1981, na maior agência brasileira da época, a MPM, sediada no Rio de Janeiro. De 1982 a 1986, Adilson trabalhou como redator e supervisor de criação na Casa Propaganda. Em 1986, ingressou na Giovanni Comunicações como diretor de criação, ficando na agência por quatro anos. Em março de 1990 transferiu-se para a Comunicação Contemporânea. Voltou à Giovanni, que em 98 realizou joint-venture com a FCB Worldwide, passando a integrar o board mundial da agência. Em abril de 2006, foi indicado para o cargo de presidente da agência, que passou a se chamar Giovanni+Draftfcb.