Sem categoria

REDE LATINA CHEGA AO BRASIL COM ISLA SP

Publicado em
Solange e Montoya: comunicação estratégica

A rede latino-americana independente de agências criativas chega ao Brasil com a ISLA São Paulo. Com suporte da consultoria estratégica Alexandria, a agência será liderada pelo CEO Martin Montoya, executivo com mais de 20 anos de atuação no país.

Além de Montoya, que já liderou operações da JWT, WMcCann, Cheil, Edelman e BCW – Burson, Cohn & Wolf no país, a ISLA São Paulo tem como sócios Solange Ricoy, CEO do Grupo Alexandria, Rodrigo Grau, que atuará como CCO, e os criativos Mariano Serkin e Ariel Serkin.

Criada em 2018 em Buenos Aires e desde o início de 2021 operando também a partir da Cidade do México, a ISLA é uma rede independente de agências criativas que conta com as ferramentas, metodologias e disciplina estratégica de uma consultoria de negócios.

A holding à qual pertence reúne empresas especializadas em diversos aspectos da construção de marcas. O papel da ISLA será focar em comunicação estratégica, apoiada em dados, planejamento de canais e criatividade com relevância cultural.

A rede ISLA, que este ano foi a segunda operação independente mais premiada no Effie Awards Argentina, conta em seu portfólio de clientes com marcas como Gillette, Pepsi, 7up, H2oh!, Doritos, Cheetos, Downy, Ariel, YPF  e Gatorade, entre outras.

“A expansão da rede se deve a um modelo que combina grande talento criativo a uma visão de negócios que entende a importância da estratégia da marca no desenvolvimento da comunicação. Fomos capazes de identificar uma alta demanda por ideias de comunicação integrada fortemente alicerçadas em estratégia e dados, e nossos 15 anos de atuação independente num mercado altamente competitivo como o Brasil atestam a solidez da nossa proposta”, diz Solange Ricoy.

Antes de fundar o grupo Alexandria, Solange atuou como profissional de marketing e inteligência de mercado em empresas como Unilever, Mondelez e Heineken, em países como Itália, Espanha, Argentina e Brasil.

“A ISLA acredita em desenvolver pessoas, manter disciplina estratégica, estabelecer processos de trabalho eficientes, entender os problemas de negócios das marcas e na dedicação pessoal dos sócios aos clientes.

“Essa filosofia, combinado com o grande talento criativo dos sócios, assegura entregas de alto nível que resgatam as virtudes essenciais da comunicação, porém atualizadas com o que de melhor a tecnologia de dados oferece para ajudar as marcas a navegarem ecossistemas cada vez mais desafiadores. Essa sagacidade para ler cenários nas entrelinhas, somada à agilidade e integridade possibilitadas pela independência operacional, foram as grandes motivações na minha decisão de, depois de mais de 30 atuando como executivo de grandes estruturas multinacionais, me tornar um empreendedor”, explica Montoya.

“Desde o primeiro dia da ISLA, sonhei em poder abrir um escritório no Brasil. Porque além de sentir esse país como o meu segundo lar, trata-se de um mercado que admiro e respeito profundamente. Estar na Argentina, no México, e agora no Brasil, nos dá a possibilidade de ser uma rede independente que continue acompanhando o crescimento das marcas mais icônicas da região”, declara Rodrigo Grau, que já liderou a criação de importantes agências brasileiras, como David São Paulo e JWT.

Ao lado de Ariel e Mariano Serkin, Grau soma centenas de premiações nos festivais de criatividade mais renomados do mundo, entre eles 30 Leões em Cannes, além de ser um dos criativos mais premiados do Effie Awards na Argentina. Ariel Serkin, que lidera o escritório argentino da Isla, conta com 36 Leões no Festival de Cannes, 23 Clio Awards, 1 Gold Pencil no One Show, Andy Awards, Art Director’s Club, D&AD, 1 Grand Prix no Spikes Award 2015. Já Mariano Serkin, atual líder da operação da Isla no México, foi eleito em 2012 pela AdAge e Creativity entre os 8 criativos mais inovadores da indústria globalmente. Ao longo de uma década liderando a Saatchi & Saatchi na América Latina, e posteriormente na Europa, o criativo conquistou 56 Leões de Cannes e 30 Grand Prix em festivais internacionais, performance que levou a Del Campo Saatchi & Saatchi a ser eleita a Agência Latino Americana da Década pelo Cannes Lions Report.