Datas

ALÉM DOS LAÇOS SANGUÍNEOS

Publicado em

Laços sanguíneos vão muito além de árvores genealógicas. Quando se compartilha o mesmo tipo sanguíneo, as pessoas são do mesmo sangue.

Com essa constatação, a campanha “Sangue do meu Sangue”, criada pela BETC Havas em parceria com a Sthorm e estrelada por Xuxa e Sasha Meneghel, estimula a doação.

A peça celebra 25 de novembro como o Dia Nacional do Doador de Sangue, criado em 2004 pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em decorrência da pandemia de covid-19, os bancos de sangue sofreram uma redução de 15% a 20% em seu estoque.

A campanha reúne pela primeira vez mãe e filha em uma ação de comunicação. O filme mostra diversos personagens, de universos que parecem completamente distintos, mas que têm o mesmo tipo de sangue correndo nas veias.

Por isso, sob uma ótica diferente, Xuxa e Sasha mostram que quando você descobre que tem mais gente que é sangue do seu sangue, sua família fica maior do que você imagina.

Além do filme, a iniciativa conta com peças digitais e Out of Home, também desenvolvidas pela agência. Durante o período de veiculação da campanha, artistas doadores de sangue serão convidados a colocar em seus perfis, no Instagram, o emoji de sangue com seu tipo sanguíneo para mostrar que participam da “Liga Sangue do meu Sangue”’, motivando mais pessoas à prática que salva milhares de vidas. 

De acordo com o presidente da Fundação Pró-Sangue, professor Dr. Vanderson Rocha, o conceito da campanha é bem oportuno nos atuais tempos em que vivemos, quando se torna essencial a consciência do cuidar da saúde e da segurança do próximo.

“A pandemia imprimiu um novo sentido à vida, mostrando que, mesmo distantes, as pessoas estão conectadas de alguma forma entre si. E a doação de sangue amplia bem o sentido de conexão humana, na medida em que o sangue é um elemento que une as pessoas, à semelhança dos laços biológicos”, diz.

Criação de Mauricio Machado, Gustavo Frazão e Matheus Tavora, com direção criativa de Andrea Siqueira e direção geral de Criação de Erh Ray. Aprovação de Vanderson Rocha, Alfredo Mendrone e Silvia Gallo.