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TECNOLOGIA MANTÉM PERFORMANCE

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Apple, Amazon e Microsoft continuam liderando o ranking Best Global Brands, confirmando o domínio do setor de tecnologia. A Interbrand divulgou nesta quarta-feira (20) o levantamento das marcas referente a 2021 e a maior novidade foi o crescimento da fabricante norte-americana de veículos elétricos, Tesla, que aumentou em 184% seu valor., conquistando 26 posições.

A grande novidade foi a entrada da Sephora, a única inédita neste ranking de 2021, na centésima posição. Com isso, o grupo LVHM ao qual pertence, é a primeira empresa a ter cinco marcas em uma edição do Best Global Brands. Além da Sephora, também estão na relação Louis Vuitton (# 13), Dior (# 77), Tiffany &Co. (# 92) e Hennessy (# 95).

O valor total da lista, que contempla 100 marcas, subiu para US$ 2.6 trilhões, com um aumento de 15% em comparação a 2020.

Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, essa é a maior taxa de crescimento do ranking Best Global Brands nos últimos 22 anos. “O setor de tecnologia foi o maior responsável por esse crescimento sem igual que tivemos na tabela deste ano, o que também o coloca como o setor mais valioso pelo valor médio da marca, seguido por bebidas e artigos esportivos” diz.

Apesar de seu crescimento notável, a Tesla ainda não entrou no top 10 da lista. A Apple (# 1) (US$ 408.2 bilhões) mais uma vez assume o primeiro lugar na tabela, seguida pela Amazon (# 2) (US$ 249.2 bilhões). Ultrapassando o Google em 2020, a Microsoft (# 3) (US$ 210.1 bilhões) manteve seu lugar entre os três primeiros. O trio de marcas responde por um terço (33%) do valor total da tabela neste ano.

O top 10 é ainda formado por Google (# 4) (US$ 196.8 bilhões), Samsung (# 5) (US$ 74.6 bilhões), Coca-Cola (# 6) (US$ 57.4 bilhões), Toyota (# 7) (US$ 54.107 bilhões), Mercedes-Benz (# 8) (US$ 50.8 bilhões), McDonald’s (# 9) (US$ 45.8 bilhões) e Disney (# 10) (US$ 44.1 bilhões).

“Direção, agilidade e participação são três temas principais que vimos impulsionando o crescimento da marca no ano passado. Talvez isso não seja uma surpresa. Dado o cenário de negócios em constante evolução, a adesão dos funcionários, a adaptação às mudanças e uma forte base de clientes ajudaram certas marcas a prosperar”, explica Charles Trevail, CEO global da Interbrand.

“Para que as marcas tenham sucesso no mundo pós-pandemia, nossa classificação destaca os segredos para desbloquear resultados. As marcas estão crescendo mais rápido do que a taxa média de crescimento de longo prazo quando se trata de direção, agilidade e participação, definindo uma direção estratégica clara, girando rapidamente e trazendo os consumidores em uma jornada”, comenta Gonzalo Brujo, presidente global da Interbrand.

Em dezembro, a Interbrand vai divulgar o ranking “As Marcas Brasileiras Mais Valiosas”. Entre os critérios para a elaboração da lista estão a performance financeira, percepção e a influência das marcas nacionais mais valiosas junto aos consumidores.

“Claramente, estamos vivenciando um momento de inflexão na história global e local com enormes impactos para cada indivíduo. É nesse momento que as marcas brasileiras estão percebendo o valor que elas podem capturar ao se conectarem com as reais necessidades humanas de seu público, como podem e devem contribuir para a evolução de nossa sociedade, se tornando naturalmente parte integrante da vida de seus consumidores” conclui Beto Almeida.