Datas

SADIA HOMENAGEIA LEK TREK

Publicado em

Um dos mais famosos mascotes de marca do Brasil está completando 50 anos. Lek Trek, o frango da Sadia, ganha campanha campanha criada pela agência Africa.

Além de comercial na TV e ações nas redes sociais, o personagem será estrela de uma exposição temática em Concórdia, Santa Catarina, sede da Sadia. As celebrações vão mostrar não só a evolução dos traços do Lek Trek ao longo dos anos, mas reforçar toda sua importância para a consolidação da Sadia como uma das marcas mais fortes e inovadoras do país.

O filme mostra a evolução do design do personagem e como eles se conectaram aos principais lançamentos de Sadia ao longo dos últimos 50 anos. Com isso a Sadia reforça como o Lek Trek foi fundamental para conectar a marca com os brasileiros, apresentando ao público os principais benefícios de produtos como pratos prontos congelados, lanches prontos e empanados.

Redes sociais, como Facebook e Instagram de Sadia, trarão conteúdos divertidos, que conectam o Lek Trek com os principais ícones da cultura pop mundial. Pôsteres vão mostrar como o mascote se mantém contemporâneo por acompanhar os ícones de cada década, preservando sua modernidade e a jovialidade, sempre conectando as evoluções no design

Os tiktokers também poderão entrar na festa, já que Lek Trek estará presente para um Challenger que desafiará os usuários a dançar e se engajar com seu aniversário. Para isso, a Sadia trará uma nova versão da música tema da marca, remixada a partir de um hit de grande sucesso nacional.

 Outra ação interativa será álbum de figurinhas virtual exclusivo do personagem, valendo cupons de desconto no e-commerce da BRF, o Mercato em Casa. A dinâmica conduzirá o usuário a clicar nas áreas vazias de cada figurinha, para ter acesso a uma pergunta. Caso escolha a figurinha correta, que responde à questão, o espaço será preenchido com o “cromo” correspondente. Ao completar o álbum, o desconto no Mercato em Casa será liberado.

Para inaugurar as ações, a Sadia abriu uma exposição temática no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia, cidade de fundação da marca. A celebração acontece graças à importância da mascote para a marca, que visa também homenagear gerações de colaboradores e presentear a cidade berço da Sadia. Na exposição, que ficará aberta ao público até novembro, os apaixonados pelo Lek Trek poderão conferir de perto a evolução do traço do personagem, sua trajetória e todas as curiosidades em torno de uma das mascotes mais queridas do Brasil.  

“A Sadia é a marca mais admirada do Brasil e o Lek Trek tem muito disso. Ele nasceu como ‘o frango mais veloz do mundo’ e assim continua nas casas, nas cozinhas e nos corações dos brasileiros”, diz Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência Africa. “Outras mascotes foram criadas depois disso, mas nenhuma conseguiu acompanhar seu sucesso, muito provavelmente pelo Lek Trek ter saído do traço de um gênio como o Petit”, completa.

O simpático mascote foi criada por Francesc Petit em 1971 e primeiramente batizada como “Frango Veloz”. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado Sadia. Para marcar a inovação do item e valorizar a rapidez do preparo, nasceu o personagem. Seu design foi inspirado nos pilotos de automobilismo, por isso vestia óculos e um capacete de corrida, representando que Sadia é uma marca sempre atenta aos avanços tecnológicos para trazer ganho de tempo na rotina. 

O carisma da mascote refletiria ao longo dos anos a personalidade da marca, tornando-se um dos pilares de reconhecimento e proximidade com os consumidores. Lek Trek causava tamanha comoção entre os brasileiros que, em 1985, o país inteiro se engajou no concurso cultural que enfim definiria o seu nome, um dos primeiros a serem realizados na história do marketing nacional. Foi assim que o “franguinho veloz da Sadia” passou a se chamar “Lequetreque”, posteriormente rebatizado para Lek Trek.

 “O Lek Trek é um legado da marca Sadia e um dos pilares que reforçam os valores da marca: carisma, inovação, velocidade, afeto e praticidade. É um motivo de orgulho para a nossa história, visto que ele se tornou um ícone da publicidade nacional. Com a campanha, pretendemos celebrar sua importância para os brasileiros, já que ele faz parte da memória afetiva de gerações de consumidores e apresentou produtos que construíram muitos hábitos alimentares”, afirma Gisela Toledo, gerente executiva da Sadia.