Televisão

CURTA! CELEBRA O MAIS FAMOSO DOS ANÔNIMOS

Publicado em

Numa época em que sexo ainda era tabu nas conversas familiares e assunto proibido nas escolas, Alcides Aguiar Caminha foi o principal educador sobre o tema de toda  uma geração de adolescentes entre as décadas de 50 e 70.

Somente em 1991, através de uma reportagem da revista “Playboy”, e um ano antes de sua morte, o funcionário público do Ministério do Trabalho Alcides teve revelada sua identidade artística. Carlos Zéfiro é o autor de mais de 500 revistas eróticas conhecidas pelos jovens da época como “Catecismo”, vendidas dissimuladamente em bancas de jornal com tiragens de até 30 mil exemplares por edição.

Nascido em 1921 no Rio de Janeiro, o mais famoso anônimo dos quadrinhos erótico é homenageado pelo canal Curta! pelo centenário de seu nascimento, a ser celebrado no próximo dia 25 deste mês de setembro. A exibição será no domingo dia 26 à meia-noite.

O diretor Silvio Tendler assina o documentário “Em busca de Carlos Zéfiro mostrando quem foi esse curioso personagem que atuou na clandestinidade e a sua importância para a formação sexual de dezenas de milhares, talvez milhões de brasileiros.

Durante duas décadas, como ilustrador vendeu seus quadrinhos por baixo dos panos de uma sociedade predominantemente moralista e repressora, sobretudo após o golpe militar de 1964. Através dos seus traços inconfundíveis e de seu marcante estilo narrativo, o autor revelava um novo universo sexual, sensorial e corporal para jovens que não tinham outra fonte de aprendizado sobre o sexo. 

Para ajudar a dar conta da importância de Zéfiro, o documentário conta com depoimentos como os do jornalista Juca Kfouri, responsável por revelar quem estava por trás do pseudônimo, do cartunista Ota, do antropólogo Roberto DaMatta e do filósofo francês Dany-Robert Dufour.

“Em Busca de Carlos Zéfiro” é uma realização da Caliban Produções Cinematográficas e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é no domingo, 26 de setembro, à meia-noite.

O canal Curta! está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de operadoras associadas à NeoTV.