Eventos

CORRIDA EXTRA E PÚBLICO NO GP SÃO PAULO

Publicado em
Max Verstappen da Red Bull venceu a primeira sprint race

Com  98,5% da população adulta da capital já vacinada pelo menos com a primeira dose da vacina contra a Covid, o governador João Doria anunciou, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, que o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que será realizado de 5 a 7 de novembro, terá arquibancadas lotadas e vai gerar cerca de 8 mil empregos. O evento também contará com a realização da “sprint race”, uma corrida extra no sábado para estabelecer o grid de largada da corrida no domingo.

A etapa de São Paulo, única da América do Sul na temporada, apresenta uma série de novidades. A corrida, que a partir da renovação do contrato passou a se chamar Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 em homenagem à cidade que a recebe, terá como atração especial a “sprint race” que só foi incluída em três das 23 etapas previstas para 2021. Além de Interlagos, em Monza, na Itália, e em Silverstone, no Reino Unido.

A “sprint race” estreou neste ano, durante o GP da Inglaterra, em Silverstone, alterando o sistema tradicional para a formação do grid de largada. Na “sprint”, os pilotos disputam a segunda sessão de treinos livres da sexta-feira no mesmo formato dos treinos de classificação de sábado.

A sessão de sexta define a ordem de largada para a “sprint race”, no sábado. A “sprint”, por sua vez, é uma corrida curta de cerca de 100 quilômetros, sem a necessidade de troca de pneus. Em Interlagos, terá 24 voltas. Já a prova de domingo conta com as tradicionais 71 voltas.

Além de estabelecer o grid para a corrida de domingo, a “sprint” também bonifica os três primeiros colocados com, respectivamente, três, dois e um ponto. No GP da Inglaterra, Max Verstappen, da Red Bull, venceu a “sprint” no sábado. E Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu a corrida no domingo. A disputa, portanto, foi intensa nos três dias da prova no circuito de Silverstone. A etapa de Monza acontece em setembro.

“Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, a realização do Grande Prêmio em Interlagos deve gerar 8 mil empregos e terá um impacto econômico de R$ 670 milhões para a cidade de São Paulo. Aos torcedores e apaixonados pela Fórmula 1, será obrigatório o uso de máscara, a temperatura será medida de todas as pessoas, o uso de álcool em gel será facultado todos os setores do autódromo e outras medidas poderão ser adotadas para o sucesso deste evento”, disse Doria.