Internet

R7 ESTREIA MONITOR DAS FAKE NEWS

Publicado em

Já está no ar no portal do grupo Record o “MonitorR7”, serviço de checagem de informações de notícias na Internet. O serviço contará com uma estrutura para identificar informações que circulam nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens e estão se tornando “virais”.

O “MonitoR7” apresenta publicações diárias para identificar a circulação de notícias falsas e apontar para os leitores quais são as informações confiáveis. As publicações  identificam a origem e como circularam as informações que foram objeto de checagem, além de mostrar como foi feita a verificação de informações.

Além das publicações nas redes sociais e aplicativos de mensagens, o serviço também checará declarações de autoridades ou personalidades que causam controvérsia e podem conter informações incorretas.

O “MonitoR7′ tem checagem em tempo real de informações transmitidas em lives, depoimentos e entrevistas coletivas, quando envolverem temas polêmicos e de repercussão.

O projeto conta com uma equipe exclusiva e dedicada de jornalistas, que contará o apoio da redação da Record TV e do R7.com. Os profissionais conduzirão um minucioso processo de apuração, revisão e correção das informações, utilizando as ferramentas necessárias para detectar fake news. A distribuição das checagens será feita pelo portal, nos jornais durante a programação da TV e por meio da hashtag #MonitoR7 no Twitter, Facebook e Instagram do portal R7.com.

Por meio de uma área dedicada no portal R7.com, o público também pode contribuir com o ‘MonitoR7′ e enviar sugestões de informações suspeitas que estejam viralizando. As sugestões podem ser enviadas através das redes sociais do portal R7.com, pela hashtag #MonitoR7 ou pelos serviços de mensagem direta.