Entidades

NÃO DEIXE QUE O EXCESSO TIRE SEU FOCO

Publicado em

Visando a retomada gradual das atividades presenciais em bares, restaurantes e eventos, o setor de bebidas alcoólicas lança campanha sobre a importância do consumo responsável.

Criado pela Giusti Comunicação, o movimento #VidaComEquilíbrio baseia-se na plataforma @sem_excesso, uma ferramenta de diálogo sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas.

A campanha, iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas, conta com um filme que propõe  uma forte reflexão sobre a importância de manter uma conduta responsável diante do consumo de bebida alcoólica. No vídeo,  entende-se que apreciar com moderação, quando for beber, é sempre o melhor caminho.

A ação leva a assinatura da ABRABE, Abracerva (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a BFBA (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), o Sindicerv (Sindicato Nacional da Cerveja) e a UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura).

 Além da página do @sem_excesso no Instagram, a campanha também pode ser acompanhada através dos perfis de vários influenciadores participantes.

Juntos, eles vão espalhar essa mensagem por meio de um filtro especialmente criado para a campanha no Instagram, o qual causa por alguns segundos a sensação de estranheza e vertigem, simulando o efeito do excessivo consumo de bebida alcoólica. No momento seguinte, a imagem volta ao prumo, ressaltando o efeito do consumo responsável, e consequentemente de uma vida equilibrada. A ideia é que, a partir disso, o público se engaje e também faça parte da campanha.

“A bebida é um complemento para o convívio social e a celebração. Por isso deve ser consumida com equilíbrio e responsabilidade. E, claro, sem esquecer ainda do respeito aos protocolos de segurança pela saúde. O nosso setor está unido na propagação dessa mensagem, que se faz ainda mais importante nessa retomada do funcionamento de bares, restaurantes e eventos”, diz Cristiane Foja, presidente da ABRABE.

Para Jaime Recena, diretor de Relações Governamentais da Abrasel, “investir em ações de consumo responsável é estar alinhado com uma sociedade que busca cada vez mais equilíbrio e qualidade de vida. É nosso papel investir em informação e transparência”.

Segundo Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que há mais de 20 anos incentiva e colabora com a educação e o engajamento dos consumidores em relação ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, “tudo em excesso faz mal, por isso a campanha multientidades está de acordo com os pilares defendidos por nossa entidade”.

Já Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, entidade representativa do setor, enfatiza que a campanha reforça o compromisso do segmento da cachaça na disseminação de informações sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Para  Deunir Luis Argenta, presidente da Uvibra, “os vinhos e espumantes são produtos agroalimentares que fazem parte do convívio social e da celebração. O setor vitivinícola está unido na propagação dessa mensagem, enfatizando que o consumo deve ser com equilíbrio e responsabilidade, atitudes fundamentais na busca de uma melhor qualidade de vida”.

Finalizando, Raquel Salgado, presidente-executiva da BFBA, conta que “Aristóteles apresenta em sua filosofia a justa medida como um meio de ser feliz. O equilíbrio sempre será a medida certa para tudo na vida, inclusive para o consumo de uma bebida alcoólica. O nosso objetivo é educar para que o consumo de bebida alcoólica esteja dentro de uma relação saudável”.

Criação de Daniela Dahrouge, também diretora criativa, Kawan Frias e Estela Castro. Atendimento de Marcela Branco, Mariana Novaes e Katlyn Santos. Planejamento de Marcella Martins. Estratégia Digital de Clara Camargo. Social Media de Vanessa Silva e Manuela Moreno. Edição e pós-produção de Kawan Frias. Áudio da Limoeiro Records. Tradução e intérprete de Libras: Paloma Bueno. Marketing de Influência: Giusti Comunicação e Influency.Me. Filtro Instagram: Me Filtra.

Aprovação de Cristiane Foja e Vanessa Ramos.