Produtoras

VOZES DE UMA GERAÇÃO

Publicado em
Gal: na frente e atrás das câmeras

Com apoio de Intel e Logitech, a Maria Produtora está lançando a série “Tecnologia que nos Transforma”, conteúdo que visa mostrar o quanto essa prática pode transformar a vida de jovens negros, que mesmo com poucos recursos estão se tornando porta-vozes de toda uma geração.

Lançada há 11 anos, a produtora da atriz, apresentadora, palestrante e criadora de conteúdo, a baiana de Salvador  Maria Gal atua no mercado audiovisual para cinema, TV e mídias digitais com trabalhos que tenham sinergia com as questões raciais e femininas.

A Maria produtora conta em seu portfólio com projetos assinados para Claro, Braskem, Nissan e outras grandes marcas, além da coprodução do filme “Carolina”, inspirado na vida e obra da escritora e compositora Carolina Maria de Jesus.

Maria Produtora é e reconhecida como uma das melhores produtoras brasileiras no que se refere a equidade racial e de gênero diante das câmeras e também nos bastidores, contribuindo assim para a indústria audiovisual mais igualitária e com a verdadeira cara do Brasil. A produtora faz questão de ter no mínimo 56% de colaboradores negros, tanto na equipe quanto no casting.

“Lembro muito de 2010, quando ainda produzia apenas para teatro, e em 2017, quando decidi que entraria no mercado audiovisual também como produtora. Participei de um teste, mas ao chegar ao final da seleção, o diretor optou pela atriz branca porque, segundo ele, “meu tom de pele era menos comercial que o dela. Do sentimento de raiva e dor, parti para ação e criei a Maria Produtora. E ainda que infelizmente, a invisibilidade negra seja muito presente, mostramos por meio desse trabalho com a Intel e Logitech a importância de trazer a voz, o corpo, a criatividade e a inteligência de pessoas negras, na frente e por trás das câmeras”, conta Maria Gal.

Ela já se apresentou no Brasil e exterior, foi premiada como melhor atriz no Festival de Cinema em Madrid. Com passagens na Rede Globo, Netflix, Canal Brasil, Rede Record e SBT, também é colunista de diversidade na revista “Vogue Gente”.