Campanhas

EXATIDÃO NÃO ESTÁ EM ALGORITMOS

Publicado em

Com objetivo de valorizar o trabalho humano em contraposição ao algoritmo dos tradutores automáticos, a Global Translations.BR, empresa de tradução de São Paulo, lança campanha para redes sociais criada por Pedro Gravena, Head of Human Technology da Dentsu.

A campanha foi inspirada em um dos projetos da artista plástica francesa Amandine Alessandra, que criou um alfabeto humano. O casting do filme é formado por funcionários da própria Global Translations.BR, visando enfatizar o desejo da empresa de enaltecer pessoas reais por trás do trabalho.

Gravena, diretor de arte de origem, com mais de 100 prêmios em festivais internacionais, inclusive 43 Leões e dois Grand Prix no Festival de Cannes, já atuou também como diretor criativo em agências como, DM9, Isobar, Y&R, FCB, Wieden + Kennedy, e Chief of Innovation na Hands. “O ponto de partida foi mostrar as pessoas por trás de cada palavra, valorizando as particularidades, os sentimentos e as vivências que as tornam extremamente precisas na hora de traduzir, respeitando o contexto e a cultura de cada local”, explica Gravena. 

Para Virginia Randmer, sócia da empresa que atua na área de tradução há 40 anos, o desenvolvimento da campanha foi uma realização pessoal.

“Muita gente acredita que tradução se faz com o clique de um botão, mas a tecnologia ainda não avançou o suficiente para podermos confiar 100% nessa solução. O que queremos é valorizar o trabalho de pessoas de um setor inteiro que merecem reconhecimento por dedicarem suas vidas a conectar o mundo em diversos idiomas”, diz a executiva.

Para a produção, foi confeccionada uma roupa especial para que cada pessoa pudesse se expressar e criar as letras que formariam as palavras e frases da campanha.

“Unindo letras e pessoas, conseguimos passar a mensagem de que por trás de cada palavra traduzida pela Global Translations.BR existe alguém preocupado em fazer o seu conteúdo ser bem recebido em qualquer língua”, detalha Gravena. 

“A qualidade de uma tradução pode impactar diretamente em uma negociação internacional ou na própria imagem do cliente perante seu consumidor, daí a importância de poder contar com uma empresa parceira que investe em talento humano e tem um olhar voltado aos objetivos de cada cliente”, conclui Caroline Randmer, sócia e responsável pela área de Quality Assurance da empresa.

Criação, roteiro e montagem de Pedro Gravena. Direção e trilha sonora de Jefté Salles. Locução de Larissa Muniz.