Games

A ARTE EM VIDEOGAME

Publicado em

Com avatar e voz do ator Lázaro Ramos, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, em parceria com a Microsoft e a agência Africa, lança “MAM no Minecraft”, jogo de videogame no qual é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais. O jogo está disponível na plataforma Minecraft Education Edition e no site do MAM.

O projeto é direcionado a escolas, estudantes, artistas e interessados em arte e videogame, e apresenta uma forma inovadora de diálogo com o público por meio de reproduções dos ambientes internos e externos do MAM, incluindo sua sede, o Jardim de Esculturas e obras do acervo do museu.

A plataforma reúne, ainda, propostas de aulas com recortes temáticos a partir das obras do acervo do MAM e uma série de atividades lúdicas e interativas. O Minecraft é um dos jogos de videogame mais populares da atualidade, caracterizado como uma espécie de lego digital que permite ao jogador construir ambientes e mundos virtuais. 

“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a aprendizagem, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a colaboração, a comunicação, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tudo isso de forma divertida. Esta parceria com o MAM acrescenta, ainda, uma questão muito importante, o acesso à cultura. Por meio da tecnologia, todos os alunos, de qualquer lugar, podem conhecer um dos museus mais importantes de São Paulo e interagir com parte de seu acervo.  Estamos muito felizes com tudo isso”, diz Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil. 

Para sua estreia, o projeto traz uma ação inédita. Sob a direção de Rog Souza, da produtora Tropical, foi realizado um filme dentro do game, com criação de um avatar do ator Lázaro Ramos, também responsável pela locução.

Assinada pela Africa, a campanha conta também com parceria do fotógrafo Leonardo Sang, autor das imagens que ilustram a ação e criador do projeto VRP (Virtual Reality Photography), que aplica técnicas fotográficas aos espaços virtuais do jogo.  

“A proposta do projeto MAM no Minecraft dialoga com a missão do Museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade. Acreditamos que a arte é um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania”, afirma Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.

“Ao longo do último ano, o MAM vem rompendo com suas fronteiras espaciais por meio de formatos não tradicionais de exibição. Expandimos a atuação do Museu para além das paredes que o circundam e de seu entorno, levamos as obras do acervo para exibições em pontos de ônibus e projeções em fachadas de edifícios, na ação #MAMnaCidade, e para conteúdos e experiências poéticas nas mídias digitais, levamos produtos do Museu para o maior marketplace do mundo por meio da loja virtual, e, agora, levamos o MAM para dentro da plataforma educacional Minecraft: Education Edition”, completa. 

“O MAM é uma grande marca. E grandes marcas precisam constantemente criar diálogos com seu público ou novos públicos. Levar o MAM também para fora das suas paredes é expandir as possibilidades desse diálogo. Levar o MAM para dentro de uma plataforma tão inovadora quanto o Minecraft, dando acesso ao acervo para milhões de pessoas pelo mundo, principalmente em um momento onde nunca estivemos tão digitais e isolados, é a materialização do que é ser de mais atual, contemporâneo e moderno”, explica Sergio Gordilho, Copresidente e CCO da Africa, também conselheiro do MAM.

 Criação de Victor Ferreira e André Savastano, com direção criativa de Gregory Kickow e Felipe Cirino, direção executiva de Felipe Cury e Philippe Degen e direção geral de Sergio Gordilho.

Chief Technology Officer: Fabio Palma. Diretor de produção digital: Fernando Tolusso. Produção da Tropical, com direção de Rog Souza e produção executiva de Gabriel Dagostini.

Som da DaHouse Audio, com produção musical de Lucas Mayer e Silvinho Emé e produção executiva de Cassiano Derenji e Andrea Oliveira. Fotógrafo: Leonardo Sang.

Aprovação de Eloise Martins e Cauê Alves.