Mercado

NOSSOS CHINESES SÃO MAIS CRIATIVOS?

Publicado em

As TVs como essa da foto vão ganhar uma nova marca. Através de parceria com a chinesa Hisense, a Multilaser relança no Brasil a TV Toshiba, famosa no país nos anos 80 e 90. A novidade será anunciada oficialmente no próximo dia 20.

A fama da marca no mercado nacional deve-se principalmente às campanhas publicitárias criadas pela Talent, com o slogan “Nossos japoneses são mais criativos do que os japoneses dos outros”. Um dos filmes, inclusive, brinca com a rivalidade entre Japão e China no mundo da eletrônica.

Ironicamente, agora o segmento de SmartTVs do país vai contar com a criatividade dos chineses como nova opção.  A Hisense, adquiriu a marca Toshiba em 2017, concluindo a negociação em 2018.

Comandada pelo CEO Alexandre Ostrowiecki, a Multilaser é uma empresa brasileira na área de eletroeletrônicos e informática, fundada em 1987 por Israel Ostrowiecki.

Ale Ostrowiecki (reprodução Foto Leonardo Rodrigues/Valor Econômico)

A parceria vai produzir TVs e telas em modelos com resolução 4K e tecnologia de pontos quânticos  nos tamanhos 55’’ e 65’’. As especificações incluem ainda conectividade Wi-Fi, Bluetooth e integração com a assistente Alexa, da Amazon. Os novos modelos serão fabricados pela Multilaser em fábricas localizadas em Manaus, amazonas, e Extrema, em Minas Gerais.

Até o fim de 2021, a Multilaser deve comercializar também TVs Toshiba menores, entre 32” e 50”, com resolução HD e Full HD. A projeção é de que a empresa venda 1 milhão de televisores até 2026.

“A marca Toshiba sempre foi sinônimo de qualidade no mundo todo e ainda está na lembrança do público, acreditamos que com um bom trabalho, vamos atingir diversas modalidades de clientes”, diz o VP de Produtos da Multilaser, André Poroger.

Sediada em Tóquio, capital japonesa, a Toshiba foi fundada em 1939 como Tokyo Shibaura Denki através da fusão da Shibaura Seisaku-sho e Tokyo Denki. O nome da empresa foi oficialmente mudado para Toshiba Corporation em 1978.

A Hisense é desconhecida no Brasil, mas é a quarta maior fabricante de TVs do mundo, atrás da líder Samsung, da LG e da TCL.

A Toshiba chegou ao Brasil em 1968 como um fabricante de transformadores. Em 1977a empresa japonesa celebrou um acordo de participação acionária e tecnológica com a SEMP. Essa união resultou na formação da SEMP Toshiba,  empresa responsável pelo lançamento do televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema, TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor de computador;  e TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas.