Livros

DORES DA INFÂNCIA, MAS SEM SOFRIMENTO

Publicado em
Lucas: lugares de mim que eu nem conhecia

De partida para uma nova trajetória, no mercado norte-americano, em Boston, o criativo Lucas Ribeiro deixa aqui no país seu primeiro livro de poesias, “Nossos cachorros tinham enterro de gente”, abordando lembranças da infância.

Redator de origem, o carioca Lucas iniciou sua carreira publicitária na Agência 3, em 2008, passando também pela Loja e Staff antes de se transferir para a Moma Propaganda, em São Paulo. Após uma rápida passagem pela Alma, de Miami, voltou ao mercado paulista, onde consolidou sua trajetória criativa.

Atuou na Africa, Lew,Lara, BETC, com diretor de Criação, e Crispim, Porter +Boguski, até dezembro do ano passado. Desde 2018 também leciona redação e criatividade, primeiro na Escola Cuca e atualmente na Miami Ad School.

“O livro é uma volta no tempo, à infância, aos medos e aos enfrentamentos que vivemos quando se é criança. O primeiro contato com a morte, a separação dos pais, a solidão, as primeiras observações de um indivíduo para com o mundo. Dentro desse contexto, a ideia é refletir as dores por meio de um lirismo, mas sem, necessariamente, carregar um excesso de sofrimento”, explica Lucas.

“Acho que a inspiração está na possibilidade de alcançar lugares dentro de mim que eu mesmo desconhecia ou não tinha coragem de visitar”, reflete.

“Nossos cachorros tinham enterro de gente” sai pelo selo do burro e já pode ser encontrado nas redes sociais do autor. O livro também vai estar disponível no Kindle.

A capa de livro tem assinatura do diretor de arte Alexandre Kazuo, dupla de Lucas há seis anos em diversas agências e nos principais prêmios conquistados pelo criativo, entre eles, cinco Leões em Cannes (com “Kobe’s Rules Book” e a “Biografia de 9.58s”, para Usain Bolt), D&AD, One Show, Art Directors Club, Clio, London International Advertisin, NY Festivals, El Ojo, Clube de Criação, Clio Sports, entre outros.

Mesmo sendo carioca e tendo o surfe como hobby, as raízes mineiras de Lucas são afloradas como torcedor Atlético Mineiro. Durante seis anos, assinou o blog de humor “Mais ou Menos Isso”. Um dos textos do blog (“Dicas para você se tornar um ném”) fez tanto sucesso que acabou virando um quadro (“Calourão”) do programa Esquenta!, apresentado por Regina Casé, na Rede Globo.