Produtoras

SANTERIA INVESTE EM INCLUSÃO

Publicado em
Luchi e Hanna: visão do mundo única

Ivillin Hiorrana, neta e bisneta de indígenas e afro-brasileiros, nasceu em Rondônia, cresceu em Humaitá, município na calha do Rio Madeira no Amazonas, chegou em São Paulo em 2014 e se tornou a diretora de cena Hanna Batista, nova contratada da Santería

Na Universidade Federal do Amazonas estudou Enfermagem por quatro anos. Mas se encontrou profissionalmente no curso de Fotografia das Faculdades Metropolitanas Unidas, na capital paulista.

Ao se formar, por curiosidade e influência de um amigo, diretor de cena resolveu investir na formação audiovisual, deixou o emprego em Gastronomia que garantiu seus estudos e com a rescisão matriculou-se no curso de assistência de direção na Academia Internacional de Cinema de São Paulo.

“Crescer no Amazonas foi um dos maiores presentes que a vida poderia me dar. Agora quero retribuir essa gratidão, ocupando os espaços necessários e contando a história do meu povo sempre que possível”, diz Hanna.

Seu primeiro trabalho como diretora de cena foi um videoclipe independente da artista Bia Ferreira com a música tema “Boto Fé. As referências que buscou estavam nos filmes de ficção científica, heroísmo e brasilidade.

“Quando ouvi a música foi para esse lugar que fui. Coloquei Bia Ferreira no papel de uma heroína afropunk pós-apocalíptica, que através da tecnologia e do cuidado com a natureza reconstrói o mundo destruído, com ajuda de entidades que misturam o espiritual e o tecnológico. Acredito que por influência do lugar de onde vim, sinto na pele a importância da natureza e como é importante retratar isso. Considero que afrofuturismo vem de uma perspectiva preta da tecnologia que dialoga com o natural e espiritual”, explica a diretora.

O trabalho concorreu na categoria “Melhor Videoclipe” no Music Video Festival. Os temas diversidade e inclusão do vídeo contou com a parceria da marca de tênis Converse.

Esse trabalho despertou especial interesse das sócias e diretoras de cena da Santería, We Are Magnólias, e de Felipe Luchi, diretor de Criação da produtora.

“Hanna Batista é um jovem talento, muito sensível e muito focada. Se tornou diretora tão rápido por ter uma visão de mundo única, somada a uma dedicação sem limites no que faz”, afirma diz Luchi.

Hanna também co-dirigiu o videoclipe da cantora Yzalú, em uma ação para o Dia Internacional da Mulher, com apoio de Hershey’s e criação da BETC Havas. Esse trabalho recebeu especial destaque nas publicações “Shot”, como “Shot of the Day” e na Source Creative.

“Minha carreira como diretora é recente, mas sempre que tenho a oportunidade gosto de pontuar que um dos meus objetos é trazer as matrizes que me compõem para a tela numa perspectiva de quem vive a herança cultural dos meus ancestrais. Sinto falta de representatividade na TV ou ser bem representada. Muitas vezes assisti filmes, novelas, comerciais em que ficava muito claro que não nos conheciam. Daí fiquei com isso na cabeça, de tomar conta da minha história e minhas raízes e de algum jeito interferir nas narrativas que vêm construindo da gente”, conclui Hanna.