Ação Social

TODA SEXTA, TODO DIA

Publicado em

Campanha da Anistia Internacional Brasil lançada nesta sexta-feira (27) dia de Black Friday, visa engajar pessoas comuns em ações de superação do racismo e seus desdobramentos e para garantir os direitos universais da população negra brasileira.

Sob o título “Toda Friday é Black”, a ação foi elaborada pela Riohux, empresa focada em criatividade que atua no sentido de fazer com que pessoas com atitude empreendedora levem seus projetos ao mercado.

Essa é a maior iniciativa da Anistia Internacional na pauta antirracista desde a campanha Jovem Negro Vivo, de 2014. Uma petição será aberta para pressionar as autoridades brasileiras a criarem o Comitê de Acompanhamento e Monitoramento das Diretrizes Nacionais sobre Empresas e Direitos Humanos, que está na legislação desde 2018, mas nunca foi colocado em prática.

Ao aproveitar engajamento da população com a Black Friday, a campanha propõe chamar a atenção para a potência da população negra, e também à promoção de discussões e ações semanais para mobilizar contra o racismo contra todas as suas ramificações, pelo período de um ano. Serão realizadas ações de mobilização e conscientização nas redes sociais em âmbito nacional, com o apoio de artistas, intelectuais e influenciadores comprometidos com a causa antirracista. A Anistia Internacional Brasil realizou projeções nas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro para marcar o lançamento da campanha.

“Sabemos que é urgente enfrentar o racismo no Brasil. Essa é uma tarefa de todos nós, sociedade, empresas e Estado para a qual precisamos usar todos os meios necessários. Assim, nossa campanha quer criar uma grande mobilização para que tenhamos uma sociedade sem racismo”, diz Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil e ativista do movimento de mulheres negras.

Para a realização do projeto da Anistia Internacional Brasil, a Riohux aplica um de seus produtos, o Sprint de Craft Criativo, em um trabalho que chama de Go To Market.

“Fazemos rápido e juntos para fazer melhor. Excluímos o balcão que divide papéis de quem faz e de quem aprova, utilizando a inteligência de cocriação para articular habilidades do cliente e aplicarmos metodologias para levarmos projetos ao público ou ao mercado”, explica Mauro Silva, CCO da Riohux, que comanda em sociedade com a CSO Paula Nader.