Campanhas

SEU CARRO MORREU? DENUNCIE

Publicado em

O telefone do Zezinho do guincho anda sempre ocupado. No recado ele avisa que está socorrendo mais um carro que utilizou combustível adulterado.

O celular do mecânico é mais um recurso da campanha criada pela agência 11:21 para o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, visando combater o roubo de óleo e derivados nos oleodutos localizados no estado do Rio de Janeiro.

A maior incidência desse tipo de crime no Estado ocorre no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A campanha “Denunciar é Bom Negócio” terá veiculação em TV, Rádio, peças de outdoor e redes sociais. Objetivo principal mobilizar a população a denunciar práticas ilegais e criminosas que envolvam combustíveis, tais como: roubo de combustível em dutos, refinarias clandestinas, depósitos clandestinos, transporte irregular de combustível, comercialização de combustível adulterado e locais de armazenamento que ofereçam risco de explosão.

Em cinco anos, desde que a primeira denúncia sobre este assunto foi registrada, o Disque Denúncia contabilizou mais de 300 informações sobre estes crimes e ajudou a polícia do Rio a desarticular quadrilhas e a localizar endereços onde eram armazenados ou comercializados, ilegalmente, o combustível.

Os riscos causados pela prática de derivações clandestinas vão desde incêndios e explosões que podem colocar em risco a vida das comunidades vizinhas às faixas de dutos, até causar graves impactos ao meio ambiente, contaminando solos e rios.  

Para o presidente do Instituto MOVRIO e diretor do Disque Denúncia, Zeca Borges, denunciar é a melhor forma da população ajudar a polícia a combater a prática criminosa. Ele ainda acrescenta: “Roubar combustível é brincar com fogo, você sabe como começa, mas não controla o que acontece em seguida. Proteja a sua família, ligue para o Disque Denúncia”.

Criação de Gustavo Bastos, com produção da Viralata, direção de Rafael Machado e aprovação de Zeca Borges.