Licenciamento

MR. BEAN APOSTA NOS FÃS BRASILEIROS

Publicado em

Um dos países que mais consome a marca Mr. Bean no mundo, o Brasil, com 18 milhões de views mensais no canal do personagem no Youtube, é foco da Endemol Shine na comemoração dos 30 anos de lançamento.

Mr. Bean, criação do humorista inglês Roman Atkinso, surgiu em 1ª de janeiro de 1990 em um especial da ITV

No Brasil, a série de live action de Mr. Bean, foi licenciada pela primeira vez em março de 1994 pela Globosat. Logo em seguida, a TV Globo e a TV Bandeirantes também se interessaram pelo programa, exibindo em sua programação. Nos anos 2007, a Band também adquiriu a série de desenho animado do Mr. Bean, atualmente licenciada pela Turner e exibida no canal pago Boomerang.“Mr. Bean conquistou o Brasil. Até hoje nós somos um dos territórios mais fanáticos pela marca, sendo o país que mais assiste aos conteúdos na América do Sul. Somente no Youtube, os brasileiros representam o 6º maior público do canal, com mais de 18 milhões de visualizações mensais, e já estamos em 2º lugar da quantidade de fãs no Facebook. É uma marca atemporal, que ultrapassou gerações. A família toda ama e se diverte assistindo junto.”, explica Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

O sucesso do icônico personagem também está em seus jogos de dispositivos móveis como Mr Bean Special Delivery, e Mr Bean Around the World, que já séries, Mr. Bean© também foi bem sucedida com o lançamento dos filmes “Bean – The Ultimate Disaster Movie” (PolyGram) em 1997, e “As Férias de Mr Bean” (Universal Pictures) em 2007, atingindo mais de U$ 6.8 milhões em bilheteria no país.

E não é somente em projetos audiovisuais que a marca investe, entre os produtos licenciados podem ser encontrados cadernos, brinquedos como o famoso carro MINI e o ursinho Teddy, moedas comemorativas, cards ilustrados e copos, entre outros.

A presença da marca Mr Bean© na internet também surpreende, com mais de 137 milhões de inscritos nas quatro maiores redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram e TikTok), adquirindo a cada dia, nova audiência. No Youtube, 30 milhões de inscritos somam mais de 11 bilhões de visualizações; .no Facebook, são 98 milhões de seguidores; o Instagram conta com 7.2 milhões de seguidores e o TikTok tem 1.8 milhões de seguidores.

O sucesso do personagem não para por aí, em junho deste ano, a animação do Mr Bean foi um dos meios que a OMS (Organização Mundial da Saúde) encontrou para conscientizar a população sobre a pandemia do COVID-19. O vídeo especial criado pela Tiger Aspect Productions, parte da Endemol Shine Group, é dublado por Rowan Atkinson.