Ação Social

LUZ, CÂMERA, AGRESSÃO!

Publicado em

Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, conforme dados de 2019. O vergonhoso número ainda cresceu durante a pandemia este ano.

Uma das três mais avançadas do mundo conforme a ONU, a Lei Maria da Penha completa 14 anos.

O dispositivo, que define cinco tipos de violência, da física à sexual, passando pela psicologia, moral e patrimonial, agora ganha uma nova forma de entender o problema através de cenas famosas de filmes, séries e novelas.

Criada pela F.biz para o Instituto Maria da Penha, a plataforma “180 Play”, por streaming, permite que o público feminino identifique situações de assédio ou agressão conforme a lei, em conteúdos que podem passar despercebidos ou confundidos com mero entretenimento.

“Como demonstrava Hannah Arendt, a cultura popular pode incentivar involuntariamente comportamentos censuráveis e graves, porque banaliza situações mesmo quando tenta denunciá-las. O objetivo desse trabalho foi o de apontar, com didatismo, por meio de uma seleção de cenas de filmes, séries e novelas, diversos tipos de agressão contra a mulher e, assim, alertar a todos, principalmente às vítimas, sobre a importância da denúncia contra os agressores”, diz Fernand Alphen, co-CEO da F.biz.

Para Conceição de Maria, cofundadora e superintendente-geral do instituto, “a informação é uma grande aliada na prevenção e combate à violência doméstica, além de ajudar a desnaturalizar as formas de violência contra as mulheres”.

“Por isso, é fundamental ampliar o acesso à Lei Maria da Penha, sobretudo nesse contexto de isolamento social, em que o número de casos aumentou de maneira significativa. Reconhecer que está em uma situação de violência é um passo importante para a mulher buscar ajuda e quebrar o ciclo da violência”, explica Conceição.

Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário ou a usuária ainda pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site, bastando clicar no link e ligar para o número 180.

Além disso, a iniciativa conta com o importante apoio institucional da ONU Mulheres. “A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes, e aqui, especificamente, o audiovisual, são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e o engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, afirma Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.