Polêmica

FLA TV TRANSMITE E GLOBO ROMPE ACORDO

Publicado em

Com padrão técnico elogiado, a primeira transmissão própria pela Fla TV do Flamengo no YouTube nesta quarta-feira (1º de julho) atingiu pico de 2,2 milhões de espectadores.

O jogo pelo campeonato carioca, que teve a vitória do rubro-negro sobre o Boavista por 2 a 0, representou o fim do contrato de exclusividade de transmissão que a Globo tinha por contrato. No mesmo dia e horário, a emissora transmitiu o empate em 0X0 entre Portuguesa e Botafogo, com média de 17 pontos de audiência no Grande Rio.

A emissora decidiu rescindir o acordo com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, anunciado em comunicado à imprensa. Mesmo assim, para não prejudicar os demais clubes, resolveu manter os pagamentos pelos direitos desta temporada.

O motivo do rompimento surgiu com a publicação da nova MP do futebol, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 18 de junho e ainda não aprovada pelo Congresso, que dá aos clubes mandantes os direitos de arena, ganhando, assim, liberdade para negociar unilateralmente os direitos de transmissão.

A Globo chegou a entrar na justiça para impedir que o Flamengo exibisse a partida em suas plataformas próprias, com o argumento de que o clube violaria os acordos de direitos de transmissão firmados pela emissora anteriormente.

Do lado do Flamengo, existe a interpretação de que a MP dá liberdade ao clube para negociar as próprias transmissões. Por isso, o time decidiu exibir o jogo de ontem em seu canal oficial do YouTube.

Antes da pandemia, a Globo havia fechado um acordo de direitos de transmissão com todos os clubes envolvidos, com exceção do Flamengo, que não fechou com a emissora por conta de divergências financeiras. Na interpretação da Globo, portanto, o Flamengo violou regras ao transmitir o jogo de ontem, pois a emissora tinha firmado um acordo com o Boavista, o que garante a ela, em seu entendimento, o direito exclusivo de exibição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca,  incluindo os três jogos desta quinta-feira (2) que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Pay-Per-View.