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FOI SÓ O COMEÇO

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Embora a adoção de quarentena e isolamento social no país só tenha começado na segunda quinzena de março, o CENP Meios referente ao investimento em mídia no primeiro trimestre do ano, mostra como deve se comportar o setor até o final do semestre.

A queda de 22,3% no total da verba aplicada na mídia na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta por outro lado, que mesmo perdendo em receita, a TV aberta se tornou ainda mais a maior companheira das pessoas em casa e principal investimento das marcas, aumentando sua participação no bolo publicitário de 54,7% para 57,9%.

O levantamento realizado pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão considera o investimento em mídia através de 209 agências de publicidade. O CENP-Meios foi desenvolvido pela BST Soluções em Tecnologia, com recursos próprios do CENP e aprovação das suas entidades fundadoras: ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro.

O impacto da crise econômica provocada pela pandemia do coronovírus poderá ser melhor avaliado na próxima medição, que vai abranger os três meses que efetivamente representam a fase mais aguda do isolamento social até o momento.

O investimento nos meios de comunicação de janeiro a março somou 2,9 bilhões, contra R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre de 2019. E apesar de todos terem registrado queda, fica evidente também que a evolução da mídia OOH, que começou com força ainda no início do ano passado, consolida esse meio na terceira posição de faturamento, atrás apenas da TV aberta e Internet.