Conteúdo

UM GAME PELA FLORESTA

Publicado em

Um jogo em que streamers famoso utilizam avatares de animais em extinção é a nova ação do Greenpeace, criada pela Young & Rubicam e viabilizada pela Gamer Club.

Objetivo é aproveitar o poder de influenciadores desses gamers para transmitir uma mensagem importante de preservação do planeta e particularmente da Floresta Tropical aos jovens.

O desmatamento na Floresta Amazônica vem aumentando. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apenas no mês de abril o aumento dos alertas foi de 62%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

E, de acordo com estudos da Organização das Nações Unidas, a degradação ambiental facilita a transmissão de doenças,  como a Covid-19. 

Visando se aproximar mais do público jovem para mostrar a importância da preservação da Amazônia para o equilíbrio no planeta, o Greenpeace aproveita o aumento de tempo que os jovens passam no mundo dos games com o isolamento social.

A ação ”Streamers Em Extinção” tem três objetivos principais: alertar sobre o atual cenário ambiental da Amazônia, abrir um canal de diálogo com os jovens e criar uma nova forma de arrecadação para lutar pela conservação da maior floresta tropical do mundo. 

A Gamers Club é a maior plataforma de esportes eletrônicos brasileira, possuindo o maior número de jogadores de CS:GO ativos da América Latina.

Durante um streaming, com lançamento em 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, os fãs que já realizam doações para que seus gamers favoritos continuem se dedicando ao e-sport também ajudarão na causa ambiental.

Profissionais como NoBru, Gaules, FalleN, The Darkness e Takeshi terão suas imagens trocadas pelas de animais que estão ameaçados pelo desmatamento da Amazônia. Além de passar importantes dados sobre a floresta e sua biodiversidade, os gamers vão competir entre si para ver qual deles consegue arrecadar mais doações em prol da proteção da biodiversidade da região.

“A indústria de games é maior do que as do cinema e da música juntas. O seu alcance também impressiona já que uma transmissão de um jogo no Brasil pode ser assistida por fãs em qualquer lugar da Terra. Em um mundo cada vez mais global, a preservação do meio ambiente tem que ser uma preocupação do mundo inteiro para podermos cuidar do planeta e, por consequência, da nossa saúde”, diz Rafael Pitanguy, VP de Criação da Y&R.

Até o fim de maio, o total arrecadado na iniciativa será destinado ao Greenpeace para projetos de pesquisas da biodiversidade da floresta, monitoramento do desmatamento e das queimadas e campanhas de proteção da Amazônia.  

“Estamos cada vez mais perdendo florestas sem antes conhecer toda a sua biodiversidade. Mesmo com pouco investimento, cerca de 600 novas espécies foram documentadas nos últimos anos. Infelizmente, muitas delas já têm seu habitat gravemente ameaçado devido ao avanço do desmatamento”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha de Amazônia do Greenpeace.

“Temos certeza que quanto mais o assunto for falado, maior a chance dos nossos jovens entenderem a gravidade e começarem a colocar em prática atitudes que poderão mudar o futuro da nossa floresta”, completa Yuri Uchiyama, CEO da Gamers Club.