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CAI CUSTO DA MÍDIA ONLINE NA CRISE

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Torquato: oportunidade para as marcas

O aumento de cerca de 40% do tráfego da Internet no país está barateando os custos da veiculação de propaganda online, aponta estudo da agência Newton, especializada em inteligência digital.

O levantamento do mercado de marketing, publicidade e vendas no ambiente online indica que a ampliação do consumo de internet tem como consequência direta a expansão do inventário de mídia.

O isolamento  também teve como reflexo um maior engajamento nas mídias sociais. Em quarentena, as pessoas buscam o ambiente digital como alternativa para comunicação. Situação favorável a influenciadores, pessoas públicas e artistas, que aproveitam para transmitir conteúdo de entretenimento e informação com grande adesão de público.

O estudo mostra também dados do setor de e-commerce brasileiro, que na primeira quinzena de março registrou um aumento médio de 40%. As vendas dispararam principalmente nos setores de saúde, beleza e supermercados. Dados de três das mais importantes lojas de venda online no Brasil indicam que as palavras-chave mais procuradas são termos que remetem as principais necessidades das pessoas que estão em confinamento, como itens de escritório, limpeza e entretenimento, com destaque a produtos como notebook, aspirador de pó, fone de ouvido e smarTV.

Mayer: isolamento responsável

“O isolamento social é responsável por esse grande aumento do tráfego e pela mudança de comportamento do usuário. Os dias de semana agora, por exemplo, estão com os mesmos horários de pico de acesso que os fins de semana, o que mostra como o isolamento social teve um impacto muito grande nessa questão. Mesmo após a volta ao normal, acreditamos que ampliação da cultura de consumo online deve permanecer” diz Bruno Mayer, sócio e head de mídia e business intelligence da Newton.

“O momento é de oportunidade para as marcas. Observamos a junção do aumento de tráfego, que consequentemente aumenta o inventário de mídia, e também dos cortes de investimento em publicidade feitos por diversas marcas, que tornam o cenário menos competitivo. A competitividade e preços devem subir novamente com a redução do isolamento social e com a retomada dos investimentos em mídia, o que significa que esse é um momento único para atingir novos usuários a um custo mais baixo”, diz Brunno Torquato, sócio e head de planejamento da agência.