Cannes 2020

TORCENDO PELOS OTIMISTAS

Publicado em

SXSW cancelou, Cannes Lions adiou para outubro e outros festivais mantêm datas

Marcado para 13 a 20 de março em Austin, no Texas, o South by Southwest  foi o primeiro evento mundial de comunicação e entretenimento a ser cancelado, a uma semana de seu início.

Depois de alertar para um possível adiamento, a organização do Cannes Lions decidiu avançar com o plano de contingência, em virtude do Covid-19, e anuncia nova data, prevista para outubro.

O adiamento atende previsões de especialistas da área médica, indicando que a pandemia deve começar a retroceder e ser eliminada entre junho e setembro. Mas  será que isso vale para todos os países que enviam representantes a esses eventos?

No final de fevereiro, a OMS revelou que o novo coronavírus havia side detectado em 51 dos 193 países que segundo a ONU compõem o mapa mundial.

Essa lista, porém, não incluía nações que anunciaram a presença do vírus depois dessa data, como o México por exemplo. Além disso, países como a Rússia, que avisa ter detectado duas pessoas contaminadas, tratadas e curadas, não tem suas informações levadas muito a sério.

Em 17 de fevereiro, o Egito inaugurava a epidemia na Africa e não havia casos detectados na América Latina, o que mudou muito rapidamente como amplamente divulgado.

Os anúncios de novos casos estão em curva crescente e em progressão geométrica. Em setembro, outubro e novembro a pandemia estará realmente eliminada?

Como se sabe, o Cannes Lions reúne profissionais de cerca de 90 diferentes nações, com destaque para as delegações chinesas e de países vizinhos da França, como Espanha e Itália, dois dos países mais afetados no continente europeu.

Conforme comunicado do Estadão, representante oficial no Brasil do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil, a nova data prevista é 26 a 30 de outubro deste 2020.

“A decisão acontece após muita deliberação com os parceiros e clientes, bem como consultas com autoridades de saúde pública, escritório da prefeitura de Cannes e autoridades francesas. As circunstâncias são desafiadoras e reconhecidas mundialmente. A saúde, a segurança e o bem-estar de todos os clientes, funcionários, patrocinadores e parceiros continuam sendo a primeira prioridade do Festival”, diz o documento.

Ainda segundo o comunicado, a organização do festival continuará monitorando os desenvolvimentos da rápida mudança associadas ao surto de coronavírus.

“A situação global é dinâmica e está mudando rapidamente, consideramos fundamental tomarmos uma decisão para junho o mais rápido possível. Continuaremos a colaborar estreitamente com nossos clientes à medida que desenvolvemos nossos planos”, disse Philip Thomas, presidente do Cannes Lions.

A edição 2020 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, comemorativa dos 50 anos do FIAP, está mantendo sua realização para 15 a 17 de setembro, em Miami, enquanto o El Ojo de Iberoamerica está inicialmente marcado para o início de novembro, em Buenos Aires.

A evolução da epidemia no Brasil e seu controle  vai dizer como será a participação dos profissonais e executivos do país nesses festivais.