Pesquisa

CADA VEZ MAIS RAINHA DO LAR

Publicado em

A televisão não acabou com o rádio e a Internet, apesar do efeito devastador na mídia impressa, não acabou com a televisão. Ao contrário, se tornou sua maior aliada na divulgação de conteúdo de entretenimento.

Estudo “Inside TV”, da Kantar Ibope Media, apurou que o tempo médio de TV consumido no Brasil aumentou 34% nos últimos cinco anos e pulou de 6 horas e sete minutos para 6 horas e 17 minutos diários.

O mesmo levantamento indicou que 99% do público pesquisado preferem vídeo como conteúdo, em seus diversos formatos, na TV aberta, Pay TV, Internet, websites, app de mensagens ou on demand.

De qualquer maneira, é na TV de onde saem os conteúdos mais consumidos e também a partir dela é que o público interage com a programação em outras plataformas.

A média brasileira de consumo de TV é também relevante se comparada com a correspondente no mundo, que chega a 2 horas e 55 minutos por dia.

Como contribuição ao mercado publicitário, o estudo separou perfis de telespectadores para definir quais categorias de produto são mais capazes de influenciar a compra.

Os fãs de jornalismo, por exemplo, são mais influenciáveis por propaganda de produtos financeiros, automóveis e viagens. Os fãs de esportes têm em suas esferas de influência temas como automóveis, tecnologia e finanças. Já entre os fãs de reality show, as maiores influências são tecnologia, roupas e cosméticos, enquanto os fãs de séries se convencem mais sobre tecnologia, cosméticos e viagens. Os noveleiros, por sua vez, se interessam por campanhas de roupas, cosméticos e alimentos.

Os fãs da TV Paga são pessoas super conectadas, com mais acesso à internet e a diferentes devices do que a média da população. Entre os temas de sua esfera de influência estão viagens, finanças e automóveis.

Enquanto assistem TV, 29% das pessoas ouvidas declararam pesquisar na internet informações sobre os produtos anunciados durante a programação. Com isso, nasceu uma nova categoria de publicidade: o shopvertising, que é quando a TV converte em compra o produto que anuncia. Este fenômeno foi potencializado por avanços tecnológicos que permitiram ainda mais interatividade entre a audiência e a TV.

Quanto aos gêneros de conteúdo que mais se refletem nas redes sociais, foram apontados reality shows, séries, novelas, premiações e esportes. As conversas sobre conteúdo em vídeo atingiram 21 bilhões de impressões no Twitter em 2019.