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MAIS FORTES QUE PIMENTA

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A rede Pão de Açúcar escolheu um dos produtos que comercializa para homenagear as mulheres em seu dia internacional. A pimenta Jiquitaia oferecida ao público é cultivada por índias do povo Baniwa, no noroeste do Amazonas, Terra Indígena Alto Rio Negro.

A campanha “Mais forte que a pimenta Jiquitaia, só as mulheres Baniwa”, criada pela BETC, é uma história de protagonismo e empreendedorismo feminino numa comunidade indígena.

A venda da pimenta Jiquitaia está inserida dentro do programa Caras do Brasil da rede de supermercados, que valoriza a riqueza de sabores e os alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores nacionais.

Essa história exemplifica como as mulheres estão protagonizando práticas de produção sustentável ao mesmo tempo em que transformam as suas comunidades por meio dessas iniciativas. A renda obtida com a venda da Pimenta Jiquitaia é repassada para cerca de 80 produtoras e gerentes das Casas da Pimenta, que formam uma rede de unidades de beneficiamento e envase em comunidades da bacia do Rio Içana.

“A história das mulheres indígenas Baniwa é uma fonte de inspiração para todas nós. Essas mulheres lideraram o processo de produção das pimentas jiquitaias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade Baniwa”, diz Camila Assis, gerente de Marketing do Pão de Açúcar.

O filme da estratégia de comunicação em homenagem ao 8 de março irá ao ar no intervalo da novela “Amor de Mãe”, da TV Globo, na noite do sábado dia 7.

O roteiro foi construído a partir de palavras femininas, potencializando a mensagem de valorização das mulheres. Além do filme para a televisão, a campanha, que conta com imagens cedidas pelo ISA – Instituto Socioambiental, terá um desdobramento para o universo digital com uma série de peças para redes sociais.

“Queremos mostrar que não vivemos o Dia da Mulher ou o mês da mulher. Esse é um Tempo de Mulheres. Por isso, apresentamos uma história real, de mulheres que estão liderando sua comunidade e disseminando a cultura indígena, todos os dias. E o Pão de Açúcar, que há anos promove essa parceria, tem legitimidade para falar do tema”, explica Mônica Moraes, diretora executiva de Marcas & Negócios, da BETC/Havas.

Criação e Conteúdo de Paula Junqueira e Daniel Zappa, com direção criativa de Romolo Megda, direção executiva Andrea Siqueira e direção geral de Erh Ray. Produção do Filme de Juliana Arantes e som da Shuffle Audio, com assinatura de Henrique Ruiz Nicolau.

Aprovação de Othon Vela, Camila Assis, Aline Sampaio, Milene Mendes e Camila Molezine.