Datas

CONGRESSO HOMENAGEIA ABAP

Publicado em

Os 70 anos da Associação Brasileira de Agências de Publicidade foram celebrados nesta terça-feira (3) em Sessão Solene no Congresso Nacional. O evento foi realizado no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A sessão contou com a presença de parlamentares, autoridades públicas, da diretoria da ABAP Nacional, de presidentes das ABAPs regionais, ex-presidentes da ABAP Nacional e lideranças do setor da comunicação brasileira. A sessão foi conduzida pelo deputado Kim Kataguiri (Democratas-SP).

“A publicidade é um indutor do desenvolvimento do país. Cria milhares de empregos diretos e indiretos e gera riquezas para empresas pelo país afora. Uma atividade tão importante quanto a nossa precisa ser respeitada e preservada. A criação, sob liderança da ABAP, das Diretrizes de Compliance, um guia de boas práticas para empresas de publicidade, é um bom exemplo do compromisso do setor e da entidade com o crescimento sustentável do mercado”, diz Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.

“Sem liberdade econômica, não temos mercado, não temos grandes empresas. Sem grandes empresas, não temos grandes anunciantes. Sem grandes anunciantes, não temos liberdade de imprensa. Em 2018, mais de 84 mil marcas veicularam suas mensagens em mais de 700 veículos de comunicação, contribuindo para a independência financeira de centenas de órgãos de imprensa”, detalhou D”Dandrea.

Criada em 1949, a ABAP defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. A associação está presente em 13 estados do país. A entidade também inspirou a Lei 4680/65, conhecida como Lei da Propaganda, e contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas, além de colaborar na construção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).