Ação Social

ANTES DE ENTRAR EM CAMPO

Publicado em

Doze dias antes do jogador Flávio, do Bahia, entrar em campo com a camisa 24, iniciando o movimento #NúmeroDeRespeito, criado pela agência Africa para o popular clube de Salvador com assinatura da Brahma, o 10 mais famoso do mundo também participava da luta contra o preconceito e homofobia no futebol nacional.

Não pessoalmente, mas através da estátua em sua homenagem que motivou a criação da Praça Pelé, no canal 5, em Santos.

A iniciativa da LiGay, maior liga de futebol LGBTQIA+ do mundo contou com a parceria da Almap BBDO, que vestiu a estátua do Pelé com a camisa 24 na madrugada do dia 16 de janeiro.

“É incrível ver uma iniciativa como a do #FutebolSemPreconceito, lançada pela LiGay na ocasião em que vestiu a estátua do Pelé em Santos, reverberar e inspirar outras ações semelhantes para outros times de futebol, a favor da diversidade em campo. Quando os esforços se somam, os resultados concretos logo aparecem. Futebol e sociedade só têm a ganhar com essas movimentações”, diz Luiz Sanches, CCO e chairman da Almap BBDO.

Essa ação contra o preconceito no futebol, embora sem relação com #NúmeroDoRespeito da Brahma, se junta à uma série de providências que clubes, jogadores e federações estão tomando visando conscientizar a população sobre a diversidade e a livre opção sexual.

Josué Machado, presidente da LiGay, por sua vez,acredita a divulgação da entidade e seus campeonatos,  inspirou  outras ações, inclusive o aumento da utilização do número 24 no futebol.

A Champions LiGay é a maior liga de futebol voltada à participação de jogadores LGBTQIA+. Reúne 28 times de futebol espalhados pelo Brasil, contando com um total de 60 times cadastrados que disputam campeonatos regionais e nacionais.