Campanhas

COMER, CORRER, BRINCAR

Publicado em

Uma a cada três crianças brasileiras está acima do peso. Mudança de hábitos alimentares e diminuição da atividade física está associada ao resultado, que pode ser causa, também, de doenças normalmente adquiridas por adultos.

Criada pela agência CC&P, campanha do Ministério da Saúde visa prevenir o problema divulgando esses três pontos importantes para a reversão do problema.

Se famoso filme de Julia Roberts de 2010 recomenda amar, comer e rezar, nesse caso de combate à obesidade o que importa é ter alimentação saudável, praticar atividades físicas e brincar com amigos, sem TV, celular ou videogame.

Os números sobre a obesidade infantil são tão alarmantes que a Organização Mundial da Saúde estima que, em 2025, crianças obesas no planeta chegarão a 75 milhões.

As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2019 revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso, 9,38%, com obesidade e 5,22%, com obesidade grave.

Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso, 9,53% são obesos e 3,98% têm obesidade grave.

Os dados são preocupantes na medida em que crianças com sobrepeso se tornam adultos mais propensos a doenças crônicas, como diabetes e colesterol elevado, por exemplo.

A campanha tem por objetivo sensibilizar pais, responsáveis e professores quanto aos fatores que favorecem o ganho excessivo de peso na infância e fornece recomendações valiosas sobre hábitos alimentares mais saudáveis, com a divulgação de ferramentas nutricionais e guias alimentares completos.

Além de filme para a TV protagonizado por crianças falando sobre o temas da campanha, o professor de educação física Márcio Atalla é a estrela de 4 vídeos nas redes sociais com dicas interessantes para a criançada se mexer e comer bem. Além disso, a campanha conta com outdoor, banners de internet, cards para redes sociais, anúncio para mídia impressa, cartaz e spot.

Criação de Bertone Balduíno e Maurício Passarinho, com direção criativa de Fernando Freitas e direção geral de Carolina Fernandes Lazareth. Produção da Madre Mia Filmes, com direção de cena de Thiago Artimonte e fotografia de Bruno Zotto. Som da Baticum. Aprovação de Hugo Braga, Antonio Brentano, Juliana Vieira, Marina Morais e Natalia Gardini.